Sindilav

Notícias

O marketing dos dias atuais, segundo Kotler

Em que ponto o off-line e o digital se esbarram?

 

Philip Kotler é professor de marketing internacional na escola de negócios Kellogg, da Universidade Northwestern

Philip Kotler é professor de marketing internacional na escola de negócios Kellogg, da Universidade Northwestern

O pesquisador Philip Kotler, especialista em Marketing e autor do livro “Administração e Marketing”, concedeu entrevista à Revista Exame e trouxe ótimas reflexões sobre marketing digital e tradicional. Reproduzimos, abaixo, os principais pontos da entrevista, em forma de dicas. Acompanhe:

Os principais aspectos do Marketing são imutáveis

De acordo com Kotler, os três principais conceitos do Marketing: foco no consumidor e em suas necessidades, comunicação transparente e assertiva e, por último, atingir a satisfação do cliente são os principais aspectos que conquistam a confiança
do cliente de maneira eficaz. As ferramentas para descobrir e aplicar cada uma dessas características podem mudar, mas a essência do marketing nunca muda.

O comunicador deve conhecer as principais e atuais ferramentas do marketing

De acordo com Philip Kotler, se estamos na era digital devemos conhecer as ferramentas digitais. O bom comunicador precisa estar focado em aprofundar seus conhecimentos sobre Youtube, Instagram, Pinterest, Twitter e Facebook. Mais que conhecer cada um desses canais, é fundamental saber como cada um deles pode contribuir para a melhoria entre a comunicação da sua empresa
e o público. Áreas promissoras como o neuromarketing, por exemplo, não podem ser esquecidas e também devem ser estudadas e utilizadas em benefício da comunicação entre empresa e consumidor.

De olho no digital

Kotler acredita que, em um futuro próximo, pelo menos metade dos orçamentos dedicados à comunicação serão destinada ao digital. A combinação entre o digital e o off-line é perfeitamente possível, mas é preciso atingir o público onde ele está. Por isso, quem conhecer mais sobre os dois ambientes certamente sairá na frente.

Leia a entrevista na íntegra em: www.goo.gl/yQzVAx