BOM PARA O CONSUMIDOR, BOM PARA A LAVANDERIA!
As lavanderias têm buscado diversas alternativas para atender aos novos requisitos do mercado, como as certificações ISO. Considerando esta realidade, a LCN Gestão Empresarial (Responsável pela Estruturação das Especificações) e a Certificadora Internacional RINA, com supervisão do SINDILAV e ANEL, desenvolveram um Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias. Baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e adaptado para lavanderias, o programa dará a certificação de qualidade e sustentabilidade aos aprovados. Esta certificação cria um sistema que traz qualidade e cuidados com o meio ambiente, e zelo pela saúde e segurança dos trabalhadores em lavanderias.
Com um foco direcionado para QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, a Certificação do SQS é feita em três níveis: Ouro, Prata e Bronze.Toda a auditoria ficará a cargo da Certificadora Rina Brasil, empresa italiana internacionalmente conhecida como certificadora das ISOs. Participe!
O SQS é estruturado em Sistemas de Gestão e em processos. Tem como referencial Normativo:
ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade
ISO 14001:2004 – Sistemas de Gestão Ambiental
OHSAS 18001:2007 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
OBS.: Os requisitos destas normas foram adequados às necessidades do segmento de lavanderias e dos requisitos de seus mercados-alvo Industrial e doméstico.
O SQS É:
Amplo: Promove uma estruturação universal para todas as especialidades e sub-setores.
Flexível: Estabelece a aplicação de requisitos adaptáveis a cada sub-setor onde a lavanderia opera.
Exemplo: requisitos legais e estatutários, identificação dos aspectos e impactos ambientais, identificação dos perigos e riscos de segurança, entre outros.
OBJETIVOS DO SQS
Definir uma especificação que represente o segmento de lavanderias e que proveja uma estrutura técnica que atenda às necessidades do mercado comprador.
Reduzir riscos ambientais e de SSO, além de retrabalhos, associados à terceirização das atividades.
Prover ao segmento de lavanderia uma ferramenta que as auxilie.
Facilitar a qualificação e negociação junto a clientes com requisitos de compra mais restritos. (Ex: Industrial, hospitalar).
Melhoria da gestão visando redução de custos de itens críticos. (Ex: Água, eletricidade, insumos, resíduos)
Organizar, gerenciar e prover controle contínuo sobre a conformidade em relação à legislação.
A melhoria do desempenho de seus serviços.
Reduzir riscos associados à realização das atividades. Ex: gestão inadequada de resíduos e de atividades de chão de fábrica (SSO).
BENEFÍCIOS DO SQS
Melhoria da imagem das lavanderias e do segmento (Ferramenta de Marketing) e facilidade na negociação e obtenção de contratos.
Aumento da competitividade. Exemplos:
- Padronização de tarefas e redução de tempos de execução;
- Utilização adequada dos recursos humanos e naturais;
- Redução do consumo de insumos e desperdícios;
- Melhoria no planejamento e controle das rotinas de trabalho, com conseqüente redução de custos.
Mitigação de eventuais processos trabalhistas devido à ampliação do controle da segurança e saúde dos colaboradores.
Implantação de processos orientados a resultados e melhoria de desempenho através da redução de retrabalhos na produção e consequente diminuição de tempos de entrega;
Profissionalização da mão-de-obra, redução dos custos operacionais associados;
Aumento da produtividade e ampliação da margem de lucro da empresa.
NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO DO SQS
Programa evolutivo, com 3 níveis de certificação distintos:
Bronze: Aplicação somente dos requisitos considerados como obrigatórios para a operação básica e inicial das lavanderias no SQS. Ex: Atendimento a requisitos legais, manual de gestão e recursos mínimos.
Prata: Aplicação de alguns itens considerados necessários para demonstrar a melhoria e desempenho do Sistema de Gestão e um nível intermediário de gestão dos requisitos:.
Ouro: Aplicação 100% dos requisitos do Referencial Normativo SQS, com nível avançado de gestão dos requisitos.
VEJA AQUI OS PASSOS PARA A CERTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS DE LAVANDERIA
1. Fazer o download de toda documentação abaixo:
REG.001 – Regulamento Geral
REF.001 – Referencial Normativo
Anexo B-I – Tabela de Requisitos Aplicaveis por Nivel
F.REG.001 – Pedido de Adesão
2. Implantar o Sistema Integrado conforme requisitos do Referencial Normativo para o nível e escopo escolhido pela empresa (a empresa pode optar por contratar uma consultoria).
3. Preencher e encaminhar a declaração de adesão e documentação necessária para o Sindilav (conforme definido no Regulamento Geral).
4. Sindilav recebe, analisa a documentação encaminhada pela lavanderia e aprova a adesão da mesma ao SQS.
5. Sindilav define o dimensionamento e custo da avaliação de certificação (Conforme Anexo B-II do Regulamento Geral) e comunica o associado.
6. Sindilav emite um contrato de participação do programa para o associado, que deve ser assinado concordando com as exigências do programa.
7. Sindilav comunica o Organismo de Certificação (RINA) que o associado está aprovado para participar do programa e consequentemente liberado para a avaliação.
8. RINA planeja a avaliação de certificação e define o agendamento com o associado, respeitando o dimensionamento definido no item 5.
8. O resultado positivo da auditoria permitirá a recomendação para certificação e emissão do certificado pela certificadora RINA e envio do modelo do selo.
9. O RINA publica os dados do certificado e seus status contínuo quanto à sua validade através de seu web site.
10. Pelo menos 1 vez ao ano uma auditoria de supervisão deve ser feita pelo RINA para manutenção do selo (supervisão) ou realização de certificação para um nível superior.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com o Sindilav ou nos envie uma mensagem através do e-mail sindilav@sindilav.com.br