Sindilav

Set/Out - 2016 - nº 194

Reuso de água pode virar lei

Edifícios comerciais e indústrias são alvo do PL 1675/15.

Uma prática cada vez mais adotada por lavanderias e incentivada pelo Sindilav, o reuso da água, pode agora se transformar em lei. Em 26 de julho, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados apresentou o Projeto de Lei nº 1675/15, que ganhou parecer favorável, tramita agora em caráter conclusivo e será analisado na Comissão de Constituição e Cidadania.

A intenção do projeto é tornar obrigatório o reaproveitamento da água em locais de baixa pluviosidade e, para tanto, esse seria um critério essencial para a obtenção de alvará.

O projeto de autoria do deputado Vital do Rêgo (PMDB-PB) se justifica pela atual crise hídrica e pela necessidade de ações que promovam o uso racional da água. Segundo o relator do projeto, João Castelo (PSDB-MA), “é de suma importância para o desenvolvimento do País a ampliação do uso responsável dos recursos hídricos, reduzindo os desperdícios e a produção de efluentes poluentes”. No endereço: www.goo.gl/y2PDnl é possível conferir a proposta na íntegra.

O Sindilav apoia iniciativas como essa e considera o reuso da água uma das ferramentas indispensáveis para preservar um recurso natural tão precioso e cada vez mais escasso.

Se você deseja rever os processos de sua lavanderia, adaptando-a para a realidade de escassez hídrica e, ao mesmo tempo, otimizando o atendimento e a produtividade da sua equipe, visite em nosso site o espaço de “Certificação de Lavanderias” e conheça os selos SQS. Trata-se de um programa desenvolvido pelo Sindilav em parceria com a Anel, para levar mais qualidade e excelência no atendimento e nos processos de lavanderias, com base nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

screen-shot-2016-10-13-at-15-47-37