Índice de Confiança do Consumidor cresce 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento do Índice de Confiança do Consumidor, feito pela FecomercioSP, apontou um crescimento do otimismo do consumidor e um aumento que não se via desde abril de 2015. Em agosto, o índice chegou a 101,6 frente aos 97,7 pontos de julho.
O aumento da confiança do consumidor sugere, de forma sutil, mas perceptível, um segundo semestre melhor. Apesar de ser uma base de comparação ainda fraca, já que o primeiro semestre de 2016 foi o pior período para o setor, é certo que a melhora contundente só será possível após a retomada de investimentos e empregos.
Mesmo com o índice mensal apresentando crescimento, os especialistas da FecomercioSP destacam que as condições permanecem ruins; inflação alta, desemprego aumentando e crédito cada vez mais escasso e caro são fatores que ainda preocupam e interferem na boa saúde da economia.
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) também aumentou um pouco em agosto, atingindo 66,3 pontos frente à 64,3 em julho. No entanto, ao comparar o índice com agosto de 2015, há uma queda de 5,3%.
Com esses dados, é possível entender que, apesar da recuperação modesta do otimismo, os brasileiros ainda consideram as condições inapropriadas para o consumo.
A FecomercioSP acredita em uma melhora anual, e os paulistanos consideram que os próximos seis meses trarão também novas oportunidades de emprego.
Nós, do Sindilav, ficamos felizes com o sinal de melhoria, mesmo que ainda pequeno. E torcemos para que seja o primeiro passo de vários, para a retomada da estabilidade econômica em nosso país.
Fonte: FecomercioSP, Revista Exame e Reuters