No final do mês de junho, acompanhamos pela imprensa alguns artigos divulgando um crescimento de 15% no setor de lavanderias domésticas franqueadas, o que seria muito bom para o segmento se essa notícia fosse real. No entanto, de acordo com dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo — Sindilav, não haverá crescimento no setor este ano.
Estamos registrando um grande número de lavanderias encerrando atividades, fechando as portas, outras tentando mudar de região devido ao baixo movimento, em função da grave crise que assola nossa economia. Ainda, muitas lavanderias estão fazendo promoções, concedendo descontos, buscando o ponto econômico de equilíbrio, considerando que os custos subiram muito. As notícias que divulgam o crescimento do nosso segmento partem de empresas de franquias, que tem de mostrar para o mercado bons índices, ou não conseguem vender franquias. E como seu comércio são as taxas de franquia, não estão preocupadas com a sobrevivência e a lucratividade da franquia vendida.
Segundo dados do SINDILAV, o segmento de lavanderias é utilizado aproximadamente por somente 4% da população economicamente ativa, e em função da crise econômica esse índice tem decrescido, já que o segmento de lavanderias funciona em função do potencial de compras do cliente, acompanhando a oscilação da economia do País. É certo que o Brasil está deixando a crise para trás, mas os indicadores sugerem que o ritmo da retomada será lento. As autoridades preveem que o País só voltará a crescer em 2017, período de projeções positivas, segundo os economistas de grandes bancos.
Nesse passo, a sugestão aos investidores que queiram se estabelecer no segmento de lavanderias é que façam uma pesquisa de campo, junto a pelo menos três lavanderias da marca que estão querendo comprar, indagando aos proprietários sobre a assistência e apoio do máster franqueado, percentual de rentabilidade e tempo de retorno do capital investido. Também é muito importante analisar o local escolhido para instalar a lavanderia, pois hoje com as restrições de estacionamento, faixas de ônibus e ciclofaixas, esse item é fundamental. E, finalmente, não devem se iludir, achando que lavanderia você monta e controla de sua residência, pois é um setor que precisa de conhecimento e muita atuação permanente, evitando prejuízos com indenizações.
Atendidas essas preocupações, desejamos boa sorte e muito sucesso.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav