É obrigatória a manutenção atualizada dos exames médicos dos funcionários e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que faz conjunto com o Programa de Saúde Ocupacional. O PPRA verifica os possíveis riscos no ambiente de trabalho, sugerindo ações de prevenção e controle destes riscos. Para tanto, o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) solicita que, ao final do Programa, seja inserido um cronograma de ações, com o qual a lavanderia demonstre que está seguindo uma política de segurança, com a implantação ou manutenção dos procedimentos solicitados.
Muitas lavanderias que solicitam a confecção do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) o usam de forma burocrática e muitas vezes arquivam o documento sem ao menos verificarem o que foi solicitado, sendo então confrontadas pela Fiscalização do Trabalho que, em alguns casos, tem multado as empresas pelo não atendimento do Programa.
Sugerimos que olhem o documento, analisem os procedimentos a serem seguidos e façam da Segurança do Trabalho mais um item dentro dos procedimentos de qualidade dos serviços prestados pelas lavanderias.
(Colaborou nesta matéria Marco Antonio R. Oliveira, da empresa Asserel "“ Gestão em Medicina e Segurança do Trabalho)