Recentemente, o SINDILAV tomou conhecimento do Projeto de Lei da Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi (PT/SP), para banimento do percloretileno. Foi encaminhado à Deputada um documento, assinado por diversas entidades, inclusive o SINDILAV, manifestando-se contra o banimento do referido produto.
Ainda, o mesmo tema foi reativado em Brasília, por força da Consulta Pública n" 71, tendo a ANVISA realizado outra reunião, pretendendo banir o percloretileno até o ano de 2014. O SINDILAV não participou dessa reunião, embora tenha enviado e-mail à Presidência da ANVISA, protestando pela participação, considerando que detém a maior representatividade da categoria econômica no país.
Também foi encaminhado documento à ANVISA, assinado por diversas entidades, inclusive o SINDILAV, manifestando-se contra a proposta de banimento do percloretileno, seja qual for o prazo, considerando que o sindicato defende a regulamentação do uso do solvente e a introdução de equipamentos de geração mais avançada e de dispositivos e instalações tecnologicamente modernos.
O SINDILAV está aguardando a publicação oficial do documento emitido pela ANVISA, para decidir quanto a eventuais providências cabíveis no caso.