Sindilav

Jan/Fev - 2012 - nº 166

Por que contribuir com o sindicato?


Pode parecer clichê, mas a frase “unidos podemos conquistar muito mais” faz muito sentido. E faz mais sentido ainda, quando você começa a entender melhor a atuação de um sindicato e o processo de trabalho do mesmo.

Isso é fundamental, principalmente para o setor de lavanderias, onde há grande rotatividade da mão-de-obra.

Além de lutar pelo cumprimento dos direitos, orientar sobre o cumprimento dos deveres e oferecer suporte para evolução profi ssional, o sindicato também propõe, através da negociação coletiva, a harmonia nas relações entre empregados e empregadores, visando à paz social que deve existir nas empresas.

Fomos contra o Projeto de lei que reduzia a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; contra o texto da Convenção – que impedia a demissão imotivada; contra o projeto que estabelecia que o vale transporte deveria ser integralmente custeado pelo empregador e contra a lei que obrigava as empresas a depositarem mais 10% sobre o montante do FGTS do trabalhador, quando da rescisão de seu contrato de trabalho.

O SINDILAV completou 70 anos em 2011, e ao longo de sua existência realizou diversos trabalhos contribuindo com o desenvolvimento do setor de lavanderia.

Um exemplo é a constante vigilância que realiza sobre os projetos de lei e a manifestação favorável ou contra, de acordo com os interesses do setor. O sindicato posicionou-se conta várias disposições, que, se aprovadas, seriam prejudiciais às empresas.

Nosso sindicato também estendeu sua base territorial para quase todas as cidades do Estado, com o propósito de levar às empresas de outras cidades os benefícios conquistados e disponibilizados às que estão em nossa base territorial.

Mas, a conquista que mais se destacou, no ano de 2011, foi, certamente, a aprovação do Projeto de Lei que reajustou as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional. Essa aprovação reduzirá significativamente o número de inadimplentes.

Por isso, ao pagar suas contribuições, você não só está garantindo a manutenção de uma instituição que luta pelos seus interesses e pelo desenvolvimento do seu negócio, como também está assegurando que os seus direitos sejam preservados e os seus deveres conhecidos.

Além disso, em 2011, o SINDILAV capacitou gratuitamente mais de 140 funcionários de lavanderias, preparando as empresas para às normas do Ministério do Trabalho e Emprego, evitando, assim, multas e complicações.

Para este ano, o SINDILAV tem programado uma campanha de excelência no uso de lavanderias, não só para o segmento doméstico, mas também para os segmentos hospitalar, industrial e de EPIs, no sentido de incrementar junto ao consumidor final a percepção de que as lavanderias podem ajudá-lo de maneira prática e econômica.

A luta pela defesa dos interesses econômicos, sociais, profissionais e políticos dos associados é uma tarefa que, para ser viabilizada,

precisa de recursos financeiros. Além disso, a realização de seminários, palestras, treinamentos, cursos e pesquisas contribuem diretamente com formação dos empregados e com o desenvolvimento da empresa dentro de sua atividade.

Entendemos que estes são bons motivos para justificar a contribuição com o sindicato que representa a nossa categoria.