Sindilav

Jan/Fev - 2012 - nº 166

Editorial – Lavanderia: uma arte em evolução.

Nas duas últimas décadas, o mercado de lavanderias no Brasil teve um grande avanço, com a absorção de novos clientes, acompanhado de um aprimoramento tecnológico digno dos países mais desenvolvidos.

Atualmente, o mercado brasileiro de lavanderia está lado a lado com o que de mais moderno existe, seja no segmento de lavagem a água ou no de lavagem a seco.

Paralelamente ao incremento dos negócios, hoje encontramos uma grande quantidade de lavanderias que já efetuam o tratamento dos seus efluentes e fazem o reaproveitamento da água para reuso.

Enfatizamos esses fundamentos para enaltecer nossa categoria, pois os empresários brasileiros de lavanderia já pensam muito na preservação do meio ambiente. Temos bastante preocupação com o aspecto ambiental e o setor está muito motivado para o tema.

Aliás, o SINDILAV tem recomendado a seus associados o uso de insumos não poluentes, que não agridam o meio ambiente, embora saibamos que o custo do controleambiental seja muito alto.

Por isso, temos que aproveitar o bom momento da nossa economia para ampliar o número de usuários de lavanderia, considerando que somente 4% da nossa população economicamente ativa utiliza os serviços de lavanderia.

Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

Torcemos para que, com o aumento do poder aquisitivo da população e com a consequente entrada da classe C no nosso mercado, consigamos ampliar a gama de clientes.

Ratificamos nosso comentário em artigos anteriores, no sentido de que temos que estar preparados para absorver esses clientes, e dar um tratamento super especial para as roupas lavadas.

José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV