Antonio de Oliveira Santos, Presidente da CNC; Senador Adelmir Santana, Vice Presidente da CNC e Presidente da Fecomercio-DF; José Carlos Larocca, Presidente do SINDILAV
Reunidos no Rio de Janeiro, cerca de mil representantes de 900 sindicatos de base, sete federações nacionais e 27 estaduais do comércio de bens, serviços e de turismo discutiram, no início de novembro, as diretrizes do planejamento estratégico do sistema CNC (Confederação Nacional do Comércio) para o período 2007-2020.
O SINDILAV-SP, representado pelo seu presidente José Carlos Larocca, esteve presente ao evento que, além de traçar estratégias para o futuro do Sistema CNC, realizou um diagnóstico de avanços implementados nos anos de 2002, 2004 e 2006, em outros encontros promovidos pela Confederação. O evento também contou com palestras de convidados ilustres como Jorge Gerdau Johanpeter, do Grupo Gerdau, e Max Gehringer, consultor de empresas, sobre gestão empresarial.
As discussões do VIII Sicomércio são de grande relevància socioeconômica, já que o comércio de bens, serviços e turismo reúne 5,5 milhões de empresas, que geram 40 milhões de empregos formais, a maior parte em micro e pequenos negócios.
O presidente do CNC, Antonio Oliveira Santos, abrindo a programação, afirmou: "Temos metas plausíveis para os próximos anos e, para colocá-las em prática, a partir do Planejamento Estratégico da Confederação, é preciso que haja vontade coletiva". O evento, portanto significou uma grande oportunidade de entrosamento e discussão de ações a serem construídas em conjunto e levadas à sociedade, com participação de todos os sindicatos do país.