Sindilav

Nov/Dez - 2007 - nº 141

Editorial – 2007. Um ano de conquistas para as lavanderias

Ao final de 2007, resolvi dividir com todas as lavanderias nosso balanço de atividades, destacando as várias conquistas do Sindilav, porque acho que foi o melhor dos últimos anos.

Super Simples Federal: foi uma luta árdua para conseguir a alteração da Lei 123/2006, que provocaria aumentos de 110 a 215% na carga tributária das lavanderias. O Sindilav desde fevereiro de 2007, esteve engajado nessa batalha, com diversos contatos com Deputados e Senadores, em Brasília, para conseguir a alteração da Lei. Finalmente, fomos vitoriosos e as lavanderias podem trabalhar com tranqüilidade, sendo que, em alguns casos, a carga tributária foi diminuída.

Químicos: conseguimos uma liminar judicial, que desobriga as empresas de lavanderia a contratar químicos, assim livrando e suspendendo a aplicação de pesadas multas. O julgamento do mérito desta ação ainda não foi proferido, mas confiamos que nossos argumentos, legalmente bem embasados, serão ao final considerados.

Percloroetileno: conseguimos que o Governador José Serra vetasse a lei de autoria da Deputada Prandi (PT-SP), que proibia o uso do solvente percloroetileno pelas lavanderias. Comprovamos que o produto, quando usado de maneira responsável e dentro da regulamentação da Anvisa, não oferece perigo.

Campanha Roupa Limpa com Garantia Só na Lavanderia: foi desenvolvida a segunda Campanha Institucional para a divulgação e aumento dos serviços das lavanderias, onde publicamos anúncios em diversas revistas técnicas dos vários setores da categoria, vinhetas nos melhores cinemas com circuito digital e banners no site do provedor UOL. Esta campanha foi efetuada com os recursos de contribuições e impostos sindicais das lavanderias, sendo uma forma de reverter para a própria categoria os recursos arrecadados, e beneficia, principalmente, as lavanderias de pequeno e médio portes, que dificilmente conseguiriam atingir seu público alvo sem contar com uma verba publicitária significativa.

Por todas essas atitudes e, ainda, por estarmos presentes e representados em vários eventos por todo o país, o Sindilav conseguiu destaque como um sindicato de vanguarda, defensor dos interesses da categoria que representa. E, hoje, possui reconhecimento em todo o Brasil.

Para 2008, vamos continuar nossa luta em prol da valorização do setor. Desejamos a todos boas festas, felicidade e, principalmente, muita roupa para lavar.

José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV

<