Editorial
Com muita propriedade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando a Campanha da Fraternidade 2004 com o tema "Água, Fonte de Vida", estimulando sérias reflexões, não só do cidadão comum, mas de empresas e instituições em geral, iniciativa que deve ser incentivada se quisermos preservar nossa esperança em um futuro melhor.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 45% da população mundial enfrentará escassez de água em 2025. Há afirmativas de que, ao invés de conflitos por petróleo, futuramente as nações farão guerra pela água.
Em recente artigo publicado na imprensa nacional,
o Deputado Federal José Sarney Filho disse que o brasileiro tem tradição de desprezo para com a água. Com certeza, precisamos mudar nossa atitude.
Precisamos adotar uma política sensata e definida para a água, com proteção aos mananciais e ecossistemas, combatendo o desperdício, incentivando o uso racional, minimizando a possibilidade de escassez no futuro e a tão temida redução da oferta. Nem tudo está perdido. No setor privado, há indústrias investindo fortemente em projetos de despoluição de efluentes industriais e reuso de águas.
Em 2002, o governo paulista, através da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), criou, em Barueri, o primeiro pólo industrial em que as empresas poderão compartilhar sistemas de reuso. A SABESP aposta em parcerias com a iniciativa privada e prefeituras para implantar o reuso da água, diminuindo gastos com a captação.
Há tempos o SINDILAV vem recomendando ao setor o uso racional e já existem lavanderias que tratam a água, de maneira planejada, e outras que utilizam a água de reuso fornecida pela SABESP, gerando uma economia considerável.
Atento ao problema, que vem sendo acompanhado de perto, na procura de possíveis soluções emergentes, o SINDILAV iniciou contatos com as autoridades estaduais, de maneira a criar um programa específico para a questão, que trará para as lavanderias a tranqüilidade no uso de seu principal insumo.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav