A ONU instituiu o Dia Mundial da Água "“ comemorado em 22 de março – para que governantes, empresários e consumidores reflitam sobre a necessidade de preservação do precioso líquido.
Como a atividade econômica de lavanderia está diretamente ligada a esse insumo, não se pode perder a oportunidade de ressaltar a importância que o reúso assume nos dias atuais e muito mais ainda no futuro, quando se prevê uma perigosa escassez.
Quando as leis ambientais obrigam as lavanderias a instalarem estações de tratamento de efluentes, o empresário logo pensa em aumento dos custos. Entretanto, se esse tratamento incluir o reaproveitamento da água para os próprios processos de lavagem, a empresa ganhará em economia e terá o retorno do investimento em poucos meses.
Dependendo do segmento a que pertence a lavanderia, o investimento não é alto. Mesmo para o segmento que trabalha com uniformes e artigos de sujidade mais pesada e que, portanto, demandam uma estação mais sofisticada, as vantagens em termos de economia do recurso natural e também de imagem no mercado compensam qualquer esforço.
No Dia Mundial da Água e em todos os dias do ano, o setor de lavanderia deve ter em mente a preservação de sua matéria-prima principal.