Em homenagem à data, destacamos algumas informações importantes sobre o cenário empreendedor no país.
No dia 5 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). Para quem ainda não sabe, esses empreendimentos constituem 30% do PIB brasileiro. Além disso, outro dado importante é que as MPEs também são responsáveis por mais da metade dos empregos formais criados no Brasil.
Em virtude disso, e aproveitando a data, vamos destacar cinco curiosidades sobre o cenário do empreendedorismo brasileiro. Assim, poderemos ter um entendimento maior referente à importância das micro e pequenas empresas para o nosso país. Confira!
1 – NO BRASIL, EXISTEM 53 MILHÕES DE EMPREENDEDORES
De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) — uma pesquisa realizada anualmente pelo Sebrae —, há 53 milhões de pessoas que exercem algum tipo de atividade empreendedora. Esse número abrange tanto indivíduos que criaram novos negócios, quanto empresários que mantêm negócios já estabelecidos.
Só para termos uma ideia da grandeza e importância desse número, os dados representam mais de 38% da população do país.
2 – DIFICULDADE EM MANTER UMA RESERVA FINANCEIRA
Infelizmente, mais da metade das micro e pequenas empresas do país não possuem uma reserva financeira. Isso é muito preocupante, pois, diante de uma imprevisibilidade do cenário econômico, cerca de 52% dos empreendimentos não dispõem desse recurso em caixa.
Além disso, desses 52%, uma considerável parcela (12%) está com grandes dificuldades em pagar as contas do negócio em dia. Isso quer dizer que 1 em cada 10 MPEs está com problemas demanter suas contas e sem qualquer reserva financeira.
3 – VALOR DE MATÉRIAS-PRIMAS É GRANDE DESAFIO
Engana-se quem acha que as altas cargas tributárias, e outras burocracias que envolvem a abertura de empresas, são o grande desafio dos micro e pequenos empreendedores. Na verdade, o preço dos insumos é o principal vilão na rotina das MPEs.
Segundo um estudo do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 51% dos empreendimentos se queixaram do aumento nos preços de matérias-primas, durante a pandemia. Se pegarmos o setor da indústria, o número é ainda maior: 83% das empresas enfrentam dificuldades com relação aos valores.
4 – O EMPREENDEDORISMO É UM DOS GRANDES SONHOS DOS BRASILEIROS
Ainda de acordo com o levantamento do GEM, o fato de abrir o próprio negócio está entre os desejos mais fortes da população brasileira. Além de possuir casa e carro próprios, e viajar mais, criar uma empresa também aparece como um dos quatro maiores sonhos das pessoas.
5 – EM 2021, TIVEMOS UM RECORDE NA ABERTURA DE NEGÓCIOS
A crise provocada pela pandemia de Covid-19 trouxe consequências graves para os empreendedores do país. Queda nas vendas e no faturamento, dispensa de funcionários, dívidas, entre outros desdobramentos. No entanto, pessoas que perderam seus empregos viram no empreendedorismo uma boa alternativa para driblar a crise.
Por isso, no primeiro semestre de 2021, a abertura de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais (MEIs) atingiu seu maior número nos últimos sete anos, segundo levantamento do Sebrae. Foram, ao todo, 2,1 milhões de novos negócios, o que representou um aumento de 35% em comparação ao mesmo período de 2020.
Fonte: https://bit.ly/3vWsJKL