Sindilav

Set/Out - 2019 - nº 212

Missão, visão e valores: entenda como essas ferramentas podem ajudar seu negócio

Compreender a razão pela qual sua empresa foi criada pode trazer benefícios inimagináveis.

Possivelmente, você já deve ter visto algum quadro dentro de uma empresa com informações sobre a missão, visão e valores desse empreendimento. Pode ser que tenha visto também no site de alguma instituição, ou talvez nunca tenha visto mesmo – uma vez que existem empresas com 10 ou 20 anos de existência, que nunca refletiram ou escreveram sobre sua missão, visão e valores. Fato é que entender o DNA da sua empresa pode ajudar e muito na definição de planos e metas do negócio.

Isso porque essas ferramentas existem para auxiliar na parte estratégica da empresa, que vai desde as operações até a contratação e motivação da equipe. Além disso, também é muito importante no auxílio ao empreendedor, na reflexão do seu papel e do espaço que a empresa ocupa na sociedade e nas cadeias produtivas em que está inserida.

Se o seu negócio está precisando de uma redefinição de metas ou a criação de um plano de ação, parar e pensar sobre a missão, visão e valores pode ser um importante ponto de partida. Acompanhe, a seguir, como isso pode ser feito!

MISSÃO

Para definir a missão da sua empresa, inicialmente, é preciso refletir com relação a três perguntas:

1. Por que um dia decidi abrir esta empresa?
2. Quais são os diferenciais estratégicos e competitivos que a minha empresa possui?
3. Quais benefícios oferecemos para nossos clientes? Muitas organizações gostam de definir suas missões apenas com uma frase bonita, de efeito, sem que essa traga verdadeiramente a essência do negócio. Portanto, lembre-se que a missão deve ser vivida e reconhecida por todos os públicos da empresa: proprietários, líderes, funcionários, fornecedores e clientes.

Inclusive, a missão pode ser definida em conjunto, com a participação de todos os stakeholders. Dessa forma, ela terá ainda mais veracidade e maior consistência.

VISÃO

Esta etapa, como o próprio nome diz, é de fato a visão de futuro que a empresa tem; aonde quer chegar e em quanto tempo. A visão possui prazo determinado (geralmente, um período de dois a cinco anos), em que são indicados os objetivos pretendidos naquele espaço de tempo.

Exatamente por ter um período determinado, a visão não é estática. Ela precisa ser reformulada frequentemente, para que novas metas sejam traçadas tão logo se atinjam as propostas anteriores.

VALORES

Quais são os valores da sua empresa? Quais são os princípios que podem ser verificados em todos os processos? Como o seu negócio é lembrado pelos stakeholders? As respostas para essas perguntas certamente mostrarão os valores do seu empreendimento.

Por exemplo, se entre os valores da minha empresa está a qualidade, preciso contar com profissionais que prezem por isso o tempo todo, do começo ao fim da produção; da comercialização a entrega do produto ou serviço ao consumidor final. Logo, meu negócio será lembrado por manter a qualidade em todos os processos, e isso será um grande valor do meu empreendimento.

Na hora de definir a missão, visão e valores da sua empresa, seja autêntico e honesto; ninguém conhece mais o seu negócio do que você. Portanto, pense em definições que traduzam de fato a essência do seu empreendimento e o motivo de sua existência.

Depois, pegue essas informações e reveja seus planejamentos. Por meio dessas ferramentas, conforme já mencionamos, você pode trabalhar com novos objetivos e planos de ação, inclusive na redefinição do posicionamento de mercado. Não perca tempo!

Fonte: https://bit.ly/2MyeiHK