O Brasil ocupa posição de destaque negativo nas estatísticas dos sistemas tributários do mundo, devido a existência de severa burocracia, com infindáveis preenchimentos de guias e normas a serem seguidas.
No país, a relação entre a carga tributária e a renda per capita é considerada uma das maiores do mundo.
De acordo com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a redução de apenas um ponto percentual já representaria uma enorme economia por ano para a sociedade, além de expressivo aumento no volume das vendas do comércio.
Ainda, de acordo com o presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, “é premente e indispensável a atuação das entidades representativas no acompanhamento e na elaboração de políticas públicas que visem a beneficiar e ampliar o desenvolvimento da economia”.
Assim, é bastante oportuna a contribuição da FecomercioSP junto à Frente Parlamentar Mista para Defesa e Fomento do Livre Mercado, visando a simplificação do pagamento de impostos, entre outras medidas, como alterações no eSocial e correção no Imposto de Renda na fonte.
O Sindilav, na condição de integrante da FecomercioSP, apoia a iniciativa, considerando que se trata do desenvolvimento socioeconômico das micro e pequenas empresas, que formam a realidade da maioria das empresas de lavanderia.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav