Mais uma vez, a edição foi sucesso de público e de avaliação.
Entre as atribuições do Sindilav está a de contribuir para a capacitação profissional de seus associados e equipes. Tanto que a agenda anual, disponibilizada no site: www.sindilav.com.br, é sempre divulgada no começo do primeiro semestre e seguida à risca durante todo o ano. No dia 20 de agosto, por exemplo, o sindicato realizou o curso “Primeiros Socorros”, que é obrigatório, de acordo com a Norma Regulamentadora n° 7 – item 7.5.1. Veja o que ela diz:
Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
Para fazer cumprir a regulamentação, o Sindilav promoveu o curso com a presença de 28 participantes. A atividade foi ministrada pelo consultor em Segurança do Trabalho da empresa RCS Saúde do Trabalhador, Marco Antonio R. de Oliveira.
O curso tratou sobre diversos temas inerentes à questão de primeiros socorros, entre eles: definição de primeiros socorros; acidentes com vítimas; avaliação do nível de consciência; desobstrução das vias aéreas; vítimas conscientes e inconscientes; respiração artificial; massagem cardíaca; hemorragias; fraturas; transporte de vítimas; queimaduras; traumas em articulações e músculos; epilepsia; convulsão febril; envenenamento; picadas de insetos, escorpião e cobra e corpos estranhos. Além disso, houve a utilização de um boneco para demonstração de alguns itens.