Se você é dono de lavanderia, fique atento às necessidades de utilização de EPIs pela sua equipe
Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs, são de extrema importância para a garantia da segurança do trabalhador que é exposto a algum tipo de risco, durante a execução do trabalho. Luvas, capacetes, óculos, protetores auriculares, roupas especiais… são muitas opções de instrumentos de segurança que devem ser utilizados de acordo com a atividade exercida e com a exposição a riscos e acidentes.
O Sindilav alerta seus associados sobre essa necessidade de equipamentos de proteção e reforça que está à disposição dos associados para esclarecer as dúvidas sobre segurança do trabalho, de acordo com cada segmento. Existe inclusive um curso, ministrado pelo sindicato, específico sobre o tema.
DORES DE CABEÇA PELA FALTA DE PROTEÇÃO
Recentemente, uma lavanderia de Porto Velho foi condenada pela justiça a pagar uma indenização para uma ex-funcionária que alegou ter adquirido surdez parcial, devido aos serviços que executava na lavanderia. A defesa da lavanderia alegou que a funcionária trocava o equipamento de segurança por fones de ouvido, o que pode ter agravado a situação, além de outros argumentos. O juiz, no entanto, considerou que “a doença foi adquirida durante o trabalho, e que a lavanderia, não dispondo da proteção aos funcionários, agravou ainda mais a perda”.
Ainda cabe recurso da sentença, mas o caso serve como alerta a todas as lavanderias. Além de disponibilizar os equipamentos corretos para cada atividade exercida pelos funcionários da lavanderia, é imprescindível exigir que esses equipamentos sejam, de fato, utilizados durante a execução dos serviços. Fique atento a todos os detalhes exigidos por lei, a todas as normas técnicas e de segurança e assegure-se que sua empresa está agindo de acordo com o estabelecido.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: sindilav@localhost ou ligue para um dos telefones a seguir: 11 3078-8466 | 11 3168-9257 | 11 3078-8934 | 11 3071-1712.