O SINDILAV desenvolveu, em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), um programa de qualificação baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e adaptado para lavanderias. O Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança para Lavanderias (PQMS-L) pretende não só profissionalizar e qualificar os serviços prestados, mas também oferecer um maior controle de gerenciamento para os donos desses estabelecimentos.
Em setembro, a lavanderia Mont Blanc, do grupo Lavasecco, foi a primeira lavanderia doméstica do Brasil a receber o Selo Prata de Qualidade e Sustentabilidade (SQS). Para saber um pouco mais sobre o processo de certificação, conversamos com o Sr. Marcio Linares, responsável pelo setor de estratégias e novos negócios da empresa. Ele e sua esposa trabalham no ramo há 12 anos.
SINDILAV NOTÍCIAS: Sr. Marcio, como surgiu o interesse pelo PQMS-L e a certificação?
Marcio LINARES: Minha experiência como bancário me ensinou que o bom atendimento é requisito obrigatório para qualquer setor. E, por isso, por acreditar que o diferencial de qualquer negócio está na personalização e qualidade do atendimento, nos interessamos pelo SQS. Nosso entusiasmo pelo Programa aumentou, quando vimos nele a possibilidade de criar um sistema de gestão eficiente e sustentável, que além respeitar a saúde
e segurança no trabalho, respeita o meio ambiente.
SN: Quais benefícios o Sr. acredita que a certificação trará para a lavanderia?
ML: Além de criar um diferencial competitivo de qualidade no atendimento, o Programa garante um maior controle dos processos de trabalho. Isso aumenta a produtividade e reduz
os custos.
SN: Conte-nos um pouco sobre o processo de certificação. Foi difícil?
ML: Eu não diria que foi difícil, mas o dono de lavanderia que deseja certificar seu estabelecimento deve saber que o processo exige dedicação e tempo de trabalho. O primeiro passo é pedir a ajuda de um consultor. Considero essa ajuda fundamental, porque esse profissional irá traduzir, de maneira clara
e objetiva, quais são os passos a serem tomados em cada etapa.
Depois, ao passar a empresa ‘a limpo’, você consegue visualizar onde está errando e, a partir daí, estabelecer normas e diretrizes para evitar a distorção das mensagens internas e a modificação dos processos de trabalho. A padronização dos serviços e o registro de todas as ocorrências facilitam a identificação dos erros para que eles sejam corrigidos imediatamente. Dessa forma é possível controlar todo o processo, intervindo assertivamente nos pontos de conflito.
Ao fim da certificação, você encontrará uma empresa funcionando em perfeita harmonia, com equipamentos adequados e com profissionais protegidos e treinados para executar o trabalho com excelência.
SN: Os clientes já percebem a mudança?
ML: Apesar de pouco tempo de certificação, a mudança é visível. Isso porque toda a lavanderia é customizada com recursos visuais para sanar dúvidas, tanto da equipe, quanto dos consumidores. Com tantas informações à disposição, e com a padronização dos trabalhos, fica praticamente impossível não notar que algo está diferente, e que a lavanderia mudou para melhor.
SN: Quais são os planos para o futuro?
ML: Estamos em processo de certificação de mais seis lavanderias. Três são unidades da Mont Blanc, e três são lavanderias franqueadas. Acreditamos que em seis meses essas unidades terão recebido o SQS. Nossa intenção é certificar, futuramente, todas as lavanderias do grupo. Como nem sempre é possível investir tanto em consultoria, vale ressaltar que a parceria entre o SINDILAV e o SEBRAE tornam os custos mais acessíveis, viabilizando a certificação até para quem possui menos recursos. Nós já estamos utilizando este benefício.