Sindilav

Set/Out - 2012 - nº 170

Hotéis, motéis e restaurantes

Cada segmento de lavanderia tem sua particularidade, e não seria diferente com o que cuida das roupas de hotéis, restaurantes e motéis. Os estabelecimentos que contratam lavanderias desse segmento precisam de praticidade e profissionalismo para atender suas demandas diárias. Por isso, é essencial que essas lavanderias aprimorem os processos de trabalho para agilizar o serviço, sem comprometer a qualidade.

O SINDILAV conversou com alguns proprietários e responsáveis por lavanderias desse segmento, para perguntar sobre as principais dificuldades encontradas no dia a dia. Agradecemos ao Sr. Luiz Carlos Gallo Júnior, da Algo a Mais Lavanderia; ao Sr. Gilson José, da Li-Kilava Lavanderia; e a Sra. Sara Gonçalves Lemos de Sousa, da lavanderia Dakavili pela contribuição. Acompanhe abaixo as principais dificuldades, e sugestões do SINDILAV para resolução desses problemas.

Falta de mão de obra qualificada
Sabemos que essa dificuldade não é exclusiva do segmento de hotéis, motéis e restaurantes, mas de todo o setor. Por isso, ressaltamos que o SINDILAV disponibiliza, ano após ano, uma grade de cursos gratuitos visando capacitar os funcionários para os mais diversos tipos de trabalho executados na lavanderia. Essa grade pode ser visualizada em nosso site www.sindilav.com.br.

Além disso, o SINDILAV solicitou ao SENAC a instalação do curso de passadoria – uma das áreas mais defasadas de mão de obra no mercado de lavanderias. Estamos aguardando o comunicado sobre o início do curso para repassarmos a informação aos associados.

Concorrência desleal
Apesar de não ser uma dificuldade comum a todas as lavanderias desse segmento, casos assim acontecem. E esse fator não só prejudica os consumidores e estabelecimentos envolvidos, como chega a desanimar os donos das lavanderias que, sem opções, acabam buscando novas alternativas para evitar o prejuízo.

O consumidor precisa ter a consciência de que um trabalho bem feito exige bons equipamentos, equipe qualificada, produtos específicos e selecionados. Esses fatores não só garantem a qualidade e eficiência da limpeza como também preservam as peças de possíveis danos causados por lavagens inadequadas. Mesmo pagando um pouco mais, quem opta pela lavanderia especializada certamente garante maior durabilidade dos lençóis, fronhas e toalhas. O resultado final é compensado no aspecto visual das peças e na economia – que é garantida devido a maior durabilidade das roupas.

O SINDILAV cumpre o papel de conscientização do consumidor através de suas campanhas. Elas enfatizam os benefícios de usufruir de serviços especializados, e transmite a percepção de que as boas lavanderias podem contribuir de maneira prática e econômica para o dia a dia de cada um.

Arrastões e assaltos a restaurantes
Com a recorrência de ‘arrastões’ a restaurantes, muitos consumidores se sentem intimidados e ficam com receio de mante a rotina diária de almoçar fora. Em muitos casos eles optam por pedir a refeição no serviço delivery, para não correrem o risco de serem assaltados. Assim, se o faturamento dos restaurantes cai, o faturamento de todos os prestadores de serviços do restaurante também cairá – e isso inclui a lavanderia.

Infelizmente a resolução de situações como esta fogem um pouco de nosso alcance. Mas, mesmo assim, o SINDILAV se empenha para orientar as lavanderias quanto aos riscos eminentes – inclusive no que diz respeito aos fatores econômicos – e solicita aos órgãos governamentais o aumento do policiamento nos locais de risco, para estabelecer um ambiente mais seguro.