Sindilav

Set/Out - 2012 - nº 170

A importância da lavanderia no teatro

Em visita ao Teatro de Ópera Garnier, na França, o presidente do SINDILAV, José Carlos Larocca, pôde constatar ainda mais a importância que as lavanderias exercem sobre todos os setores da sociedade.

Ao analisar as diversas etapas de uma produção teatral, pôde-se observar o trabalho de limpeza dos figurinos – utilizados pelos artistas durante as apresentações. As roupas, submetidas à intensa iluminação do cenário e à grande movimentação dos artistas, precisam da higienização para serem reutilizadas em uma nova peça, ou para simplesmente integrarem o rico acervo do Teatro.

Para visualizar esse processo detalhadamente, fotografamos um pôster com as etapas do trabalho da lavanderia do Teatro, onde é possível constatar a real importância do segmento, também na área cultural.

O Teatro de Ópera Garnier – projetado por Charles Garnier, a pedido de Napoleão III – é amplo, possui uma área total de 11.000m2 e tem espaço para 450 artistas e 1.900 expectadores. Sua construção teve início em 1862 e foi finalizada em 1875.
O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo.