A Equipotel, feira de hotelaria, realizada em setembro no Anhembi, em São Paulo, apresentou algumas novidades com relação à área de lavanderia.
A marca internacional Maytag, através de seu representante no Brasil, a Tecnolav, compareceu com lavadoras e secadores à água de até 11,5 quilos, robustas e com vida útil estimada entre 10 e 15 anos. Recomendadas para pequenas lavanderias, hotéis e pousadas, operam com ou sem fichas e têm garantia de 5 anos. No modelo Neptuno a lavadora consome apenas 95 litros de água por processo, segundo o fabricante.
Já a Mamute expôs o seu lançamento de lavagem a seco. É uma máquina aberta de 15 kg, que trabalha com hidrocarboneto, possuindo dois tanques de solventes, um para roupas escuras e outro para roupas claras.
A Girbau apresentou uma lavadora-extratora da série HS 4000, de alta velocidade, com 6 níveis, baixo consumo de água, energia e produtos químicos.
A Suzuki mostrou sua dobradeira de 5 dobras com empilhadeira de roupas, de alta produção (até 16 lençóis por minuto), concebida para lavanderias industriais hoteleiras e hospitalares.