Sindilav

Set/Out - 2004 - nº 122

Mais tecnologia, menor custo

As marcas Firbimatic, Realstar, Sovrana e Union fazem parte do FMB Group, de fabricantes de máquinas de lavagem a seco, com matriz na Itália. Peças para essas máquinas são feitas pela FXT, outra empresa do grupo, que inaugurou em setembro suas novas instalações para conferir mais rapidez, padronização e qualidade à sua produção. Para mostrar a nova fábrica, os dirigentes do grupo convidaram todos os seus representantes ao redor do mundo e também jornalistas de vários países que escrevem para periódicos do setor de lavanderia, inclusive a que redige este informativo. Mais de 300 pessoas estiveram presentes, na região de Bolonha.

Entre as novidades apresentadas nas novas instalações da FXT está um equipamento robotizado que corta, perfura e prega as peças em chapas de aço a serem utilizadas nas lavadoras, com rapidez e precisão muitas vezes superiores às empregadas anteriormente e com significativa redução de mão-de-obra. Grande parte dos componentes das máquinas é fabricada internamente, com exceção de motores e válvulas. A produção em escala permite redução de custos, fazendo com que a empresa repasse os resultados dessa política industrial para os seus clientes.

A fábrica da Firbimatic, instalada no mesmo terreno da FXT, nas proximidades de Bolonha, possui dimensões extraordinárias para dar conta de uma produção de centenas de máquinas por mês, exportadas para diversos países. O diretor comercial para a América Latina, Fernando Argiró Mammato, baseado na Argentina, viaja ao Brasil uma semana a cada mês, realizando um intenso trabalho de pós-venda. Em nosso país, a empresa possui uma filial dirigida por Alfredo Capozzi Filho, que tem em estoque todos os tipos de peças para reposição. Um técnico formado na Itália coordena quatro equipes de assistência, instalação e manutenção das máquinas com estrito cumprimento das normas emitidas pela Firbimatic-Itália.