Mais um ano chega ao seu final. Mas 2013 não deixará saudades, pois, de um modo geral, o Brasil andou com o freio de mão puxado. Verificamos que praticamente todos os setores da economia tiveram uma retração nos seus movimentos, operando com margens de lucro bastante apertadas.
As empresas industriais estão trabalhando em níveis cada vez menores, pois o custo Brasil está inviabilizando seus funcionamentos e fazendo com que mais produtos sejam importados, predominando a China como maior exportador. Apesar da aplicação de todos os impostos sobre a importação, ainda assim os preços são muito inferiores aos praticados pelas nossas indústrias locais. Nossos governantes não perceberam o tiro no pé que estão dando, pois
a queda do setor industrial, em curto espaço de tempo, provocará uma queda no nível de empregos, levando a uma crise social.
E tudo que acontece em algum setor da economia acaba refletindo em outros setores. É o chamado “efeito dominó”. O comércio começou vendendo menos e o setor de serviços também sente o efeito.
Para o segmento de lavanderias, o ano de 2013 foi bastante preocupante, pois estamos sentindo uma queda no movimento, com a consequente diminuição das margens de lucro e o inevitável aumento dos insumos. Torcemos para que o ano de 2014 seja bem melhor e esperamos que, ao seu final, estejamos agradecendo a melhora nos negócios.
Todavia, enquanto nossos governantes só pensarem em aumentar impostos, não temos muita esperança.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um ano de 2014 repleto de sucessos e realizações.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav