Sindilav

Mar/Abr - 2022 - nº 227

O poder das plataformas de CRM para o bom relacionamento com o cliente

É fundamental que as empresas contem com essas ferramentas, que nos dão dados valiosos sobre os clientes e ajudam a personalizar o atendimento, entre outras vantagens.

A cada ano que passa, diversas transformações ocorrem na forma de se comercializar produtos e serviços. E, certamente, isso tem muito a ver com as mudanças de comportamento dos clientes, que estão mais exigentes e buscam por empresas que lhes proporcionem mais facilidades e comodidades. Nesse sentido, contar com ferramentas que auxiliem no entendimento dos clientes, por meio do registro de dados e outras informações importantes, é essencial.

É aí que entram as plataformas de CRM (Customer Relationship Management, ou gerenciamento do relacionamento com clientes), tão úteis para qualquer empresa na atualidade. Por meio dessas ferramentas, podemos saber a frequência de compra de cada cliente, suas preferências, os canais de atendimento que eles mais gostam de usar, e até mesmo qual foi a sua última compra.

O QUE FAZER COM AS INFORMAÇÕES DOS CLIENTES?
De posse dessas informações, é possível traçar estratégias valiosas para implantar ou melhorar o relacionamento com os clientes de uma empresa. Philip Kotler, professor americano e que é considerado o pai do marketing moderno, fala que o CRM trata do gerenciamento de informações detalhadas sobre cada cliente e de todos os “pontos de contato” com ele, a fim de maximizar a sua fidelidade.

Portanto, todas as informações obtidas e registradas em um CRM são bastante úteis para customizar o atendimento aos clientes, com alto potencial de fidelizá-los e os tornar grandes embaixadores da sua marca. É preciso usar essas ferramentas para estabelecer importantes vínculos com os clientes, gerando valor a eles e criando um relacionamento no longo prazo, que pode render frutos interessantes para seu negócio.

O QUE SE PODE ESPERAR COM A IMPLANTAÇÃO DE UM CRM?
Os melhores resultados possíveis. Pelo menos é isso que vem acontecendo com empresas que passaram pela implementação do CRM, que passaram a ter um aumento médio da receita e maior produtividade do time de vendas. Além disso, esses empreendimentos relatam que, após o CRM, obtiveram elevação nos níveis de satisfação dos clientes e redução no ciclo de vendas, gerando maior retenção e menores custos com marketing.

Portanto, são grandes as possibilidades de melhoria no negócio, com a implantação de um CRM. Contudo, os empresários precisam entender que há desafios a serem superados em sua execução; só assim, é possível chegar aos ótimos resultados que essas ferramentas podem proporcionar.

Para que se obtenha sucesso com essa estratégia, é crucial mapear os pontos de contato e a jornada do cliente, bem como criar fluxos e processos. Além disso, é necessário também integrar canais e monitorar indicadores (como NPS, cancelamentos, recompra e engajamento), e ainda treinar bem a sua equipe.

Assim, sua empresa conseguirá otimizar seus processos, melhorar o relacionamento com o cliente e, como consequência, aumentar as vendas.

Fonte: https://bit.ly/3JJESYF