Por meio de medidas simples, mas assertivas, é possível evitar prejuízos enormes para o meio ambiente (e para o seu negócio).
A preocupação da população em geral com o meio ambiente nunca foi tão grande. E atentas a tudo isso, várias empresas trabalham levando em consideração a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. É a chamada consciência ambiental, que felizmente cresce a cada ano entre as instituições, proporcionando ganhos imensuráveis para a população.
No entanto, ainda estamos distantes de conseguirmos a sustentabilidade de forma efetiva. Ainda é grande o número de empresas que não observam suas atitudes e os males que causam ao meio ambiente. E engana-se quem acha que estamos falando apenas de grandes organizações, pois as pequenas empresas também têm suas responsabilidades e precisam agir nesse sentido.
Isso se torna mais evidente quando analisamos nossos atuais consumidores, que estão mais engajados com a causa e buscam, cada vez mais, por produtos e serviços sustentáveis. Portanto, se a sua lavanderia não trabalha para diminuir os impactos ambientais causados por ela, é muito provável que seu público perceba isso e, então, procure outra empresa.
Para mudar esse cenário e começar a agir com uma consciência ambiental, veja a seguir seis dicas para ajudar seu negócio a ser mais sustentável!
1 – REVEJA O USO DE ENERGIA ELÉTRICA DA SUA LAVANDERIA
As recomendações são simples, mas, na maioria das vezes, não são seguidas. Por isso, se atente a luzes acesas e equipamentos ligados sem qualquer necessidade. Procure aproveitar a luz do dia e substituir lâmpadas e aparelhos da empresa por outros de menor consumo. O mercado está cheio de possibilidades, basta pesquisar e aplicar aquilo que for mais benéfico para o meio ambiente e sua lavanderia.
Se possível, aposte em uma matriz energética renovável, como a energia solar. Você terá uma economia enorme em seu negócio e ainda contribuirá bastante para a preservação do meio ambiente.
2 – OBSERVE O CONSUMO DE ÁGUA
A água é um recurso fundamental para o trabalho das empresas, principalmente quando falamos em lavanderias, não é mesmo?
Por isso, se você acha que o custo é baixo e pode usar à vontade, repense! Afinal, não é uma questão apenas de custo, mas sim de um recurso finito. Se hoje usarmos a água sem qualquer tipo de limite, amanhã pode faltar; já parou para pensar se isso acontecer?
Portanto, reveja seus processos, pense em alternativas que possam reduzir o consumo ou reutilizar a água e aja o quanto antes!
3 – REVISE TODOS OS PROCESSOS DA EMPRESA
Você já parou para analisar qual a quantidade exata de matéria-prima utilizada por sua lavanderia? Está havendo algum desperdício? Se sim, revise seus processos e observe o que pode ser melhorado para não causar danos ao meio ambiente e ao seu bolso.
4 – FIQUE ATENTO ÀS SUAS EMBALAGENS E REPENSE A FORMA
COMO SÃO DISPONIBILIZADAS
As embalagens são objetos bastante contestados por causa dos males que podem causar ao meio ambiente. Como são as suas? Elas são ecologicamente corretas? Se sim, parabéns! Mas em muitos casos, elas representam um grande problema quando são descartadas, devido principalmente ao seu material. Procure maneiras de reutilizá-las ou adequá-las de forma que não agridam ao meio ambiente.
5 – CUIDADO COM OS RESÍDUOS GERADOS POR SUA LAVANDERIA
Muitas empresas não dão o destino correto aos resíduos gerados por elas. Se considerarmos todo o processo de um empreendimento, da produção à entrega, pode ser grande a quantidade de resíduos formados. Então, nada melhor do que dar a esses materiais um destino adequado, separando os orgânicos dos recicláveis.
6 – DIVULGUE SUAS AÇÕES E SEJA TRANSPARENTE
Tão importante quanto praticar ações sustentáveis em sua lavanderia, é divulgar o que tem sido feito. Mostre aos seus clientes que sua empresa se preocupa com o meio ambiente, mas seja transparente e sincero. Aumentar o que vem sendo realizado não é uma atitude honesta, além de afetar negativamente a imagem do seu negócio.
Fonte: http://glo.bo/3vmcVRw