Muitos empreendedores investem em recursos e ferramentas para aumentar as vendas, mas sequer conhecem o seu público; não cometa esse erro.
Utilizar boas técnicas de marketing a favor do seu negócio pode até parecer uma tarefa simples, mas não é bem assim que funciona. Inclusive, é comum vermos muitos empreendedores vendendo seus produtos ou serviços sem nem compreenderem, de fato, conceitos básicos do marketing.
Ainda, existem empresários que investem consideráveis valores em ferramentas e outros recursos, com a finalidade de aumentarem suas vendas. Contudo, pecam mais uma vez justamente pelo desconhecimento do básico do marketing.
Mas afinal, o que seria o básico do marketing? A seguir, listamos alguns itens que são pontos-chave para um negócio de sucesso. Os empreendedores devem, portanto, ter conhecimento desses conceitos básicos do marketing, a fim de que façam o melhor planejamento e apliquem as melhores técnicas visando o aumento de suas vendas. Acompanhe!
ENTENDER O CONSUMIDOR COM O OLHAR DO CONSUMIDOR
Essa ação é fundamental para que o empresário saiba direcionar as suas estratégias de marketing de forma correta e eficiente. Vários empreendedores não entendem o cliente com o olhar do cliente, mas sim com o olhar de empresário.
Assim, não conseguem compreender, de fato, as reais necessidades desses consumidores e como se comunicar com eles de maneira mais eficaz. Portanto, se coloque no lugar do cliente e comece a pensar o seu negócio dessa forma.
POSSUIR PELO MENOS UM DIFERENCIAL QUE DÊ DESTAQUE AO SEU NEGÓCIO FRENTE À CONCORRÊNCIA
Certamente, o mercado possui diversas empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que o seu. Por isso, é preciso se destacar frente a essa concorrência, e uma boa maneira de se fazer isso é tendo um grande diferencial. Se você não identificou ainda o que diferencia o seu negócio da concorrência, ou se a sua empresa simplesmente não tem um diferencial, trate logo de mudar esse cenário. Sem isso, dificilmente o seu estabelecimento se destacará no mercado, impossibilitando, inclusive, que se aplique boas estratégias de marketing explorando esse diferencial.
PENSAR O SEU PRODUTO PARA ATENDER AS “DORES” DOS CLIENTES, E NÃO PELO SIMPLES FATO DE VENDER
Seu produto ou serviço deve ter uma razão para existir. Você não pode simplesmente decidir que vai vender uma mercadoria apenas porque “dá dinheiro”, sem nem entender como ela vai resolver o problema do seu cliente.
Os consumidores possuem dores. Entender esses problemas dos clientes, e trabalhar seu produto como uma solução para essas dores, certamente dará destaque para o seu negócio, possibilitando que um bom planejamento de marketing possa ser feito em cima disso.
O CONSUMIDOR ENTENDER O SEU VALOR, SEM QUE VOCÊ PRECISE FORÇÁ-LO A ISSO
O consumidor moderno não gosta de ser forçado a nada. Os donos de negócios precisam entender isso e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. A geração de valor da sua empresa para o cliente ocorre de forma espontânea, como resultado de bons serviços prestados e de um atendimento de qualidade. Portanto, ao fazer o seu trabalho bem feito, seus clientes certamente entenderão o seu valor, e o que é melhor: sem serem forçados a isso.
BUSCAR UM ATENDIMENTO CADA VEZ MAIS HUMANIZADO E PRÓXIMO AO CLIENTE
Neste texto, já falamos da importância do atendimento próximo e humanizado. Inclusive, muitas empresas fazem desse o diferencial de seus negócios. Essa é uma estratégia crucial para ser explorada no marketing; afinal, os consumidores valorizam cada vez mais os estabelecimentos que não medem esforços para resolverem seus problemas.
Por isso, busque cada vez mais um relacionamento próximo ao seu cliente. A tecnologia nos auxilia com muitas ferramentas que, de fato, otimizam nosso trabalho e agilizam os processos. Contudo, em alguns procedimentos, é fundamental abrir mão desses recursos e dedicar tempo no atendimento ao público.
Como vimos, entender o básico do marketing é essencial para o sucesso de uma empresa. Antes de querer vender produtos ou serviços, portanto, conheça o seu público e preocupe-se em dar total suporte a ele em toda a sua jornada de compra. Assim, suas estratégias de marketing farão mais sentido e certamente terão mais impacto, resultando em boas vendas para o seu negócio.
Fonte: https://bit.ly/3A86seH