Sindilav

Mai/Jun - 2021 nº 222

5 prioridades do empresário para enfrentar a crise gerada pela pandemia

Existem pontos importantes que devem ser levados em consideração neste momento de crise econômica;
conheça alguns deles.

A vida do empreendedor brasileiro não tem sido fácil, sobretudo neste período de pandemia. Além das diversas tarefas do dia a dia, existem preocupações com outros processos da empresa, ligados principalmente à gestão do negócio neste momento difícil em que vivemos.

O que muitos empresários não sabem, é que existem prioridades que precisam ser levadas em conta, a fim de que a travessia por este período seja mais tranquila. Portanto, continue a leitura, conheça cinco prioridades que os donos de negócio precisam ter neste momento e as aplique em seu negócio!

1 – TER PRESENÇA NO AMBIENTE DIGITAL

Já falamos em diversas edições do Sindilav Notícias o quanto é importante a empresa estar no ambiente digital, e vamos mais uma vez dar destaque a isso. Trata-se de um ponto crucial para o negócio e que virou obrigação para os estabelecimentos, ainda mais neste período de pandemia.

Portanto, se a sua empresa ainda não tem presença digital, corrija isso agora mesmo. E ter presença digital não é somente criar uma página ou perfil nas redes sociais. É preciso mais, como tirar fotos dos produtos, fazer postagens periódicas, interagir com os seguidores, entre outras ações.

2 – POSSUIR CAPITAL DE GIRO

Talvez poucas vezes o capital de giro foi tão importante para as empresas quanto neste momento de pandemia. Isso porque ele dá fôlego ao empresário em períodos de crise, possibilitando que o negócio continue funcionando.

Com a queda nas vendas, muitos empreendedores estão com dificuldades em pagar contas básicas do negócio. Por isso, possuir capital de giro é fundamental para ter um valor de segurança em caixa, tornando possível, assim, superar momentos de adversidade da empresa.

3 – TER DISPONÍVEL E ATUALIZADO O CADASTRO DE CLIENTES DA SUA EMPRESA

Sua empresa possui um cadastro organizado de clientes? Se não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de manter as vendas do seu negócio. Isso porque os estabelecimentos que possuem um cadastro de clientes, atualizado e organizado, estão

Existem pontos importantes que devem ser levados em consideração neste momento de crise econômica; conheça alguns deles. tendo mais facilidades para manter o relacionamento e a frequênciade vendas, devido aos contatos com esses consumidores.

Mas cuidado: essa estratégia precisa pertencer à empresa e ser acompanhada de perto pelo empreendedor. Muitos negócios deixam essa tarefa nas mãos de funcionários, sem um acompanhamento próximo do gestor. Com o desligamento desses colaboradores devido à crise, o cadastro de clientes acaba se perdendo, indo embora também uma valiosa oportunidade para a empresa.

4 – FAZER PARTE DE ALGUMA ASSOCIAÇÃO, ENTIDADE OU GRUPOS DE EMPRESÁRIOS

Principalmente neste momento de pandemia, pertencer a alguma associação, sindicato (como o Sindilav), entidade ou grupos de empresários é muito importante para o negócio. Se você ainda não faz parte de alguma associação, procure por uma o quanto antes.

No Sindilav, por exemplo, são disponibilizados cursos em diversas áreas, assessoria jurídica, convênios e parcerias, além de importantes palestras com temas atuais e que auxiliam bastante o empreendedor.

5 – MANTER, OU INICIAR, UM BOM RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E BANCOS

Um relacionamento saudável com bancos e fornecedores só trará vantagens para o seu negócio. Se a sua empresa sempre pagou as contas em dia e mantém os mesmos fornecedores há um bom tempo, por exemplo, você tem totais condições de negociar prazos maiores, parcelamentos, taxas, etc..

Aplicando essas prioridades na gestão da sua empresa, você terá muito mais chances de passar com sucesso por este período de pandemia. E conte sempre com o Sindilav para o que for preciso em seu negócio!

Fonte: https://bit.ly/3jqXGTe