Sindilav

Mai/Jun - 2020 nº 216

Oferecer novos produtos e serviços é uma solução criativa ou apenas uma medida desesperada?

Confira algumas dicas para entender se optar por um novo mix de produtos é realmente uma alternativa para driblar a crise.

Em momentos como os que estamos vivendo, umas das dúvidas mais recorrentes de quem possui uma pequena empresa é: devo optar por novos produtos?

Ninguém tem uma resposta definitiva, afinal estamos vivendo um momento VUCA (acrônimo, em inglês, para abreviar as palavras Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Um momento altamente complexo, em que previsibilidade e projeção ficam praticamente impraticáveis.

Sabemos, no entanto, que o espírito empreendedor e criativo tem sido valorizado neste momento, e que oferecer comodidade e praticidade para os clientes é também conquistá-los.

Nesse sentido, separamos algumas perguntas básicas para você fazer a si mesmo. Confira!

DO QUE SEU CLIENTE PRECISA?

Essa pergunta é fundamental para entender se sua empresa pode oferecer novos serviços/produtos e, principalmente, se o seu cliente pode comprá-los. Pergunte a seus consumidores do que eles mais sentem falta neste momento e quais são suas principais dificuldades nesse período.

Escute com atenção aos detalhes e tente encontrar, nas respostas, um caminho possível para sua empresa atuar.

QUAL SUA CAPACIDADE CRIATIVA E PRODUTIVA?

É hora de analisar a sua capacidade produtiva (e da sua equipe) e aproveitar ou descobrir novas habilidades e talentos para oferecer outras possibilidades.

Um momento ocioso pode ser transformado em um momento produtivo e muito rentável, desde que você descubra como.

VOCÊ PODE AGREGAR?

Uma pizzaria pequena e familiar, que oferece máscaras como brinde aos seus clientes, certamente se diferencia das outras e será lembrada mesmo depois que a pandemia passar. Uma empresa que entrega seu produto com um sachê de álcool gel se mostra interessada, preocupada, útil e gera fixação da marca.

Outra empresa que escreve um agradecimento à mão, acompanhado de um chocolate, também atinge seu público com afetividade e apreço.

E sua empresa? Que tipo de ação, produto ou serviço pode agregar para oferecer diferenciais competitivos e que serão lembrados por muito tempo, principalmente quando tudo isso passar?

JÁ PENSOU EM FAZER PARCERIAS?

Se você não é do tipo criativo ou habilidoso, e nem conta com uma equipe que pode contribuir para novas soluções ou produtos agregados aos serviços, que tal fazer uma parceria?

Aquele seu vizinho que vende artesanato ou aquele familiar que revende sabonete líquido pode ser um excelente parceiro neste momento. Juntos, vocês podem impactar o público e ainda manter o negócio de ambos em pleno funcionamento.

VAI DESVIAR DEMAIS DO SEU PROPÓSITO?

Se a única alternativa possível não for interessante ou for desnecessária para o momento, ou ainda se essa alternativa desvia demais do propósito do seu negócio, vale parar e repensar se esse caminho é mesmo o mais indicado. Talvez, outras opções como obtenção de crédito ou prospecção de novos clientes possam trazer mais resultados.

LEMBRE-SE, POSICIONAMENTO É TUDO!

Independentemente da decisão de adotar ou não novos produtos e serviços para o seu negócio, lembre-se de que seu posicionamento não pode ser modificado. O propósito do mix de serviços/ produtos é proporcionar um diferencial competitivo, e não mudar a segmentação de públicos ou de mercado.

Certifique-se de que a missão e os valores da sua empresa estão sendo seguidos à risca e deixe todos eles bem claros para seu cliente, do início ao fim do serviço – e no pós-atendimento também!

Renunciar à identidade da sua empresa não deve ser uma opção; nem no momento de pandemia e nem em nenhum outro. Nunca desvie do seu propósito, pois ele é a referência que faz com que os clientes diferenciem seu negócio dos demais.

Fonte: https://bit.ly/3ddXJuK