Sindilav

Mai/Jun - 2019 - nº 210

Por que meu cliente deixou de me seguir nas redes sociais?

As razões pelas quais isso acontece envolvem vários fatores, como a qualidade das postagens.

Mais do que a possibilidade de compartilhar fotos e momentos pessoais dos usuários, as redes sociais também trouxeram boas oportunidades para as empresas. Independentemente do segmento e tamanho do negócio, as corporações entenderam que é preciso estar nesse meio, até porque os seus públicos também estão. Mas, como em toda relação que envolve consumidores, é preciso estar atento para não prejudicar a imagem
do seu negócio no meio digital.

Da mesma forma que seus clientes começaram a te seguir nas redes sociais, eles também podem deixar de te acompanhar.
E pior, quando isso acontece devido a alguma insatisfação com a sua empresa, o usuário ainda faz uma grande propaganda negativa do seu negócio, compartilhando a sua decepção com várias outras pessoas, também pelo meio digital.

Exatamente por ser um assunto importante e muito pouco falado, resolvemos falar sobre isso neste texto. Afinal, quais são os motivos que levam meus seguidores a deixar de me seguir nas redes sociais? Confira algumas razões!

O INTERESSE DO MEU SEGUIDOR MUDOU

Esse é um dos poucos motivos pelos quais seu cliente deixa de te acompanhar nas redes e que não dependem de você ou do seu trabalho. Afinal, nada mais natural do que uma pessoa mudar seus interesses em determinados momentos de sua vida, não é mesmo?

Isso acontece quando um usuário começa a te seguir movido pelo interesse de um serviço ou produto e, após adquiri-lo, não se importa mais. Um bom exemplo dessa situação é uma noiva que passa a seguir diversas páginas de vestidos de noivas; após o casamento, esse interesse não mais existe, e a noiva deixa de acompanhar a página nas redes sociais.

No entanto, mesmo nesse contexto, é possível tomar algumas atitudes para que o cliente não o abandone. No exemplo citado, da noiva, é possível incluir nas postagens assuntos relacionados à vida após o casamento. Isso certamente ajudará a manter os seguidores.

DECEPÇÃO COM AS POSTAGENS DA PÁGINA

Conteúdo ruim, repetitivo e repleto de anúncios. Esses são alguns motivos que levam seguidores a se decepcionarem com as postagens de determinadas páginas de empresas e, consequentemente, deixarem de segui-las. A utilização de um tom mais formal nas postagens também incomoda os usuários, uma vez que nas redes sociais prevalece uma linguagem mais pessoal.

Portanto, é fundamental para a empresa criar conteúdo útil, diversificado e atraente, para que seus seguidores se mantenham fiéis e se tornem, até mesmo, embaixadores de sua marca.

A PÁGINA DA EMPRESA NÃO ATENDEU ÀS EXPECTATIVAS DOS SEGUIDORES

Quando um usuário começa a seguir sua página, certamente ele tem algum tipo de expectativa com relação ao que será postado pela empresa. Quando essa expectativa não se cumpre, e a página posta um tipo de conteúdo diferente do que o seguidor está esperando, ele simplesmente deixa de te acompanhar.

Essas situações acontecem geralmente quando a página faz anúncios prometendo algo para ganhar seguidores. Como essas promessas muitas vezes não são cumpridas, isso acaba frustrando o usuário, que imediatamente para de seguir a empresa.

INSATISFAÇÃO COM A QUALIDADE DO SERVIÇO

O profissionalismo de uma empresa deve refletir em suas ações e na forma como gerencia sua página nas redes sociais. Uma organização que não tem compromisso com seus seguidores nesse meio certamente perderá clientes e potenciais consumidores, que ficarão insatisfeitos com a qualidade do serviço prestado.

Deixar de responder os usuários nas redes, ficar muito tempo sem postar algo ou divulgar promoções online e não cumpri-las na vida real são alguns exemplos do que muitas organizações fazem e que contribuem para a perda de seguidores.

Essas foram apenas algumas razões para que você compreenda o que pode levar seu cliente a deixar de te seguir nas redes sociais. É preciso ter empatia, se colocar no lugar do público e disponibilizar conteúdos que, de fato, sejam de seu interesse.

E isso deve ser feito de forma periódica, já que comportamentos mudam com o passar do tempo. Se você não acompanhar essas mudanças, poderá perder mais seguidores e, consequentemente, prejudicar o seu negócio.

Fonte: http://bit.ly/2DuHASM