Sindilav

Mai/Jun - 2019 - nº 210

O que fazer para atrair consumidores modernos?

Marketing realizado pelas empresas deve ser claro e ágil.

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Que os consumidores da atualidade estão cada vez mais exigentes, isso talvez você já saiba. Sem falar que muitos deles já demonstram grande conhecimento com relação ao produto ou serviço pretendido, o que os tornam ainda mais rigorosos na escolha da empresa em que vão adquirir determinada mercadoria. Mas então, o que fazer para atrair esses clientes modernos
e deixá-los satisfeitos?

De fato, não é uma tarefa fácil – mas também não é algo impossível de ser feito. Neste texto, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão. Você verá que basta disponibilizar um serviço de qualidade, eficiente e rápido, principalmente no meio digital (onde os consumidores estão muito presentes), para que os resultados comecem a aparecer. Acompanhe!

DEFINA E PRATIQUE A IDENTIFICAÇÃO VISUAL DE SUA EMPRESA

Para começar, um negócio deve ter sua identificação visual clara e praticada pelos colaboradores da empresa. Nome, logotipo, cores, ambientação e uniformização da equipe de atendimento são alguns exemplos de como isso deve ser feito pela organização.

Por meio dessa identidade, os consumidores reconhecerão facilmente a sua empresa em qualquer meio, tanto o físico quanto o digital. Além disso, seu negócio transmitirá mais credibilidade para os clientes e, certamente, ganhará pontos importantes com esses consumidores.

APRESENTE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS DE FORMA CLARA E PROFISSIONAL

Você empresário, como consumidor que também é, possivelmente já deve ter se deparado com fotos e descrições de produtos, principalmente na internet, de baixíssima qualidade. E certamente a empresa responsável por essas mercadorias não foi a escolhida por você, certo?

O seu cliente pensa e age exatamente igual, pode ter certeza. Por isso, cuide bem para que as fotos e vídeos disponibilizados por sua empresa sejam nítidos, claros e de alta qualidade. Atente-se também quanto à descrição dos produtos; nada de termos
muito técnicos e que confundam os clientes, em vez de ajudá-los, certo?

PROMOVA UM ATENDIMENTO DE ALTO NÍVEL EM TODOS OS CANAIS

Seja presencialmente, por telefone ou pelas redes sociais, realize um atendimento de altíssimo nível para seus consumidores. Dê atenção a eles principalmente no meio digital, onde a maioria recorre para pesquisar preços, conhecer melhor os produtos e serviços e fazer críticas.

Outro ponto importante a ser destacado nas redes sociais é jamais deixar de dar respostas aos usuários. Muitas empresas se omitem e deixam os consumidores sem respostas, principalmente em situações de comentários negativos.

Não faça isso, por mais dura que seja a crítica. Responda seu cliente e de maneira pública, objetivando sempre resolver o seu problema, para que outros usuários também vejam a sua atuação e tenham uma ótima impressão sobre o seu negócio.

ELABORE E COMPARTILHE CONTEÚDO RELEVANTE SOBRE O SEGMENTO DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

É claro que é importante e necessário falar de seus produtos e serviços em seus canais de comunicação. Contudo, elaborar e compartilhar conteúdo relevante sobre o segmento em que sua empresa atua também é fundamental para atrair consumidores modernos.

Dessa forma, seu negócio mostrará que está atualizado com tudo o que acontece no setor, de forma ampla, e não apenas focado em seus próprios produtos e serviços. E isso, certamente, pesará muito na escolha do cliente.

Como vimos, não é impossível realizar um serviço de qualidade e que atraia cada vez mais os consumidores da atualidade. Existem diversas outras medidas que também podem auxiliar nesse trabalho, como ações de comunicação e fidelização de clientes, parcerias e serviços adicionais (garantia estendida, atendimento de urgência etc.).

O mais importante é você, empresário, ter em mente que essas ações nem sempre geram vendas imediatas, mas constituem um importante caminho rumo ao sucesso de seu negócio.

Fonte: https://bit.ly/2Mc8pSi