Sindilav

Mai/Jun - 2009 - nº 150

Encontro Nacional de Sindicatos Patronais

José Carlos Larocca, Ministro Mangabeira Unger e Edson Di Nardi

José Carlos Larocca, Ministro Mangabeira Unger e Edson Di Nardi

Presidente do Sindilav durante o Encontro no Rio

Presidente do Sindilav durante o Encontro no Rio

Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 20 a 22 de maio de 2009, com a presença de aproximadamente 500 participantes, o XXV Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, organizado pelo Sindilojas "“ Rio. Entre os presentes, várias autoridades e parlamentares, dos quais destacamos o Senador Adelmir Santana e o Ministro Mangabeira Unger.

O Sindilav foi representado por seu Presidente, José Carlos Larocca, acompanhado do Diretor Edson Di Nardi.

Foram tratados assuntos de interesse comum dos sindicatos patronais: Responsabilidade Social no Âmbito Sindical; Reforma Trabalhista e Sindical; Novos caminhos para o Sindicalismo Patronal; Dano Moral nas Relações Trabalhistas.

O Sindilav integrou os grupos temáticos "Avaliação do Supersimples "“ Guerra Fiscal" e "Preparação para a Negociação Trabalhista".

Na questão do Supersimples, após os debates, foi decidido solicitar à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC sua interferência junto ao Comitê Gestor do Simples Nacional, no sentido de que sejam revistos os valores que constam nas faixas de enquadramento tributário previstas nos anexos I, II , II , IV e V da Lei Complementar nº 123/06, que instituiu o Simples Nacional, bastante defasadas em virtude da inflação apurada desde a sua aprovação.

Também foram efetivadas conversações com o Senador Adelmir Santana, no sentido de obter apoio, no Congresso Nacional, ao Projeto de Lei nº 24/2007, de autoria do Deputado Federal Dr. Rosinha, que dispõe sobre a responsabilidade das empresas que utilizam produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados.