Sindilav

Jul/Ago - 2021 - nº 223

LGPD: somente 37% das PMEs estão totalmente adaptadas à lei

Estudo realizado mostrou que, depois de quase um ano, a LGPD ainda precisa ser adotada pela maior parte das pequenas e médias empresas.

No dia 18 de setembro de 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No entanto, após quase um ano, apenas 3 em cada 10 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) estão totalmente adequadas à lei. É o que foi constatado por meio de uma pesquisa feita pela plataforma de software Capterra, entre os dias 16 e 23 de junho de 2021.

Segundo o estudo realizado — que ouviu 305 gerentes ou coordenadores de pequenas e médias empresas, com envolvimento parcial ou total na implementação da LGPD entre suas equipes —, somente 37% das empresas acreditam estar totalmente adaptadas à lei e gerindo os dados de clientes corretamente. A grande maioria, 57%, acredita que está “moderadamente adaptada”, enquanto 7% afirmam estar “minimamente adaptadas’’ à LGPD.

Ainda de acordo com a pesquisa, os impactos proporcionados pela nova lei já podem ser sentidos no dia a dia das PMEs. Apesar dos números obtidos, que mostraram a necessidade de maior adesão das empresas à LGPD, os pequenos e médios empreendedores já perceberam uma exigência maior por parte dos clientes com relação ao uso de seus dados.

Isso porque esses consumidores agora estão mais preocupados com a coleta e o tratamento de suas informações pessoais, o que eleva ainda mais a importância das pequenas e médias empresas de se adaptarem totalmente à nova lei, o quanto antes.

O PONTO DE VISTA DOS CONSUMIDORES

Olhando pelo lado dos consumidores, foi constatado que os principais pedidos referentes à Lei Geral de Proteção de Dados dizem respeito à curadoria dos dados pessoais e à correção ou atualização das informações. Além disso, os clientes também procuraram saber as consequências do não consentimento sobre o uso de dados.

Nesse ponto, a pesquisa mostrou que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o compartilhamento e a utilização de suas informações pessoais pelas empresas. Com isso, percebe-se que a LGPD está causando um impacto positivo entre os brasileiros, cabendo às empresas, inclusive às PMEs, a adequação total aos dispositivos da lei.

Fonte: https://bit.ly/3mJDrl2