Sindilav

Jul/Ago - 2019 - nº 211

Você sabe se comunicar com seu consumidor de maneira efetiva?

Ferramentas precisam ser utilizadas de forma estratégica, para que se alcance bons resultados.

Atualmente, o mercado oferece inúmeras possibilidades para que empresas e clientes mantenham um relacionamento saudável e duradouro. Contudo, o contato com o consumidor da maneira correta, efetiva, continua sendo um grande desafio. Mas será por quê?

Neste texto, vamos falar um pouco sobre esse assunto, mostrando algumas ferramentas muito utilizadas pelas empresas. No entanto, o que todo empresário precisa saber é que tais ferramentas necessitam ser utilizadas no momento certo, de forma estratégica, conforme veremos a seguir.

PRIMEIRO CONTATO COM O CONSUMIDOR

Para um primeiro contato com o consumidor, é importante destacar que a tecnologia pode e deve ser utilizada. Um exemplo disso são os chatbots, programas de computador que interagem com o consumidor em bate-papos, em sites ou apps de mensagens.

Por meio dessa ferramenta, é possível disponibilizar, por exemplo, atendimento aos clientes diretamente no site da empresa, assim que o usuário faz o acesso. Assim, o primeiro contato dos consumidores é com um robô.

Evidentemente, assim que a conversa progride e informações mais aprofundadas são solicitadas, um vendedor assume e continua o atendimento. Sem dúvida alguma, os chatbots são ótimas opções para a porta de entrada da sua empresa no ambiente digital.

DIVULGAÇÃO DE PROMOÇÕES

Considerado um dos serviços de comunicação mais tradicionais que existe, o SMS (serviço de mensagens de textos curtos, por meio de telefones celulares) é bastante utilizado pelas empresas. Só para se ter uma ideia, aproximadamente 2,5 bilhões de torpedos são disparados por mês no Brasil.

No entanto, conforme já mencionado, é preciso utilizar o serviço de forma estratégica. Por exemplo, quando já se tem o contato do cliente, o SMS é uma ótima ferramenta para divulgar promoções e outras informações.

COMUNICAÇÃO CONTINUADA

Outro canal de comunicação bem tradicional e que pode ser utilizado no relacionamento com clientes é o e-mail. Assim como o SMS, deve ser usado quando já se tem o contato do consumidor.

O e-mail é uma excelente ferramenta para manter a comunicação com os clientes. Por esse canal, por exemplo, você pode enviar novidades para os consumidores e construir uma relação cada vez mais sólida e duradoura.

WHATSAPP

O canal de comunicação mais atual, e muito utilizado por estabelecimentos, é o aplicativo de mensagens WhatsApp. Contudo, as empresas ainda estão se adaptando ao uso do app, aprendendo a melhor estratégia para o envio das mensagens.

É preciso ter cuidado, pois o aplicativo não deve ser utilizado para envio de mensagens em massa ou fazer propagandas. O WhatsApp é recomendado para atendimento a clientes que entram em contato com a empresa, a fim de obter informações.

O mais importante é fazer um bom planejamento e utilizar a melhor estratégia para cada canal. Alguns canais podem ser usados mais ativamente, com o intuito de intensificar o relacionamento com o consumidor. Em outros, no entanto, você pode só deixar na sua página e utilizar apenas para apresentar produtos e serviços.

Fonte: https://glo.bo/2NDajKH

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