Sindilav

Jul/Ago - 2019 - nº 211

Sua empresa respeita o meio ambiente?

Ignorar os riscos ambientais pode levar seu negócio ao fracasso; entenda por quê.

Você já parou para pensar se a sua empresa respeita o meio ambiente? Se não, é melhor iniciar essa prática o quanto antes. Cada vez mais, investidores, clientes e o público em geral estão pressionando as empresas a se tornarem mais amigáveis ao meio ambiente; e ignorar os riscos ambientais pode ser desastroso para o seu negócio.

A grande preocupação com questões ambientais fez com que fosse criado um crescente movimento de protestos estudantis no mundo inteiro, que vem pressionando governos e líderes empresariais. Só para se ter uma ideia do quanto a situação é preocupante, desde 1970, os humanos eliminaram 60% dos mamíferos, aves, peixes e répteis, de acordo com relatório recente do WWF.

Segundo afirmam os cientistas, estamos, neste exato momento, no meio da sexta extinção em massa – a primeira a ser causada por nós, seres humanos. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU fez um alerta com relação à temperatura média do planeta, que aumentará 1,5 grau Celsius até 2030, elevando o risco de secas extremas, incêndios, inundações e escassez de alimentos para centenas de milhões de pessoas. Por isso, é fundamental que governos e empresas ajam o mais rapidamente possível para enfrentar tais ameaças.

GRANDES ORGANIZAÇÕES REAGEM

Felizmente, grandes organizações começaram a despertar para o risco de termos um planeta aquecido e poluído. Essas empresas perceberam que terão de dar, às mudanças climáticas, a mesma atenção que já dão para os riscos tradicionais de negócios, como turbulências políticas ou concorrência. E não ter essa atitude é condenar a sua empresa ao fracasso, pois o público está cada vez mais atento e preocupado com as questões ambientais.

Muitos líderes empresariais já estão trabalhando em grandes estratégias para tratar de riscos e impactos ambientais. E se engana quem acha que simples relatórios de sustentabilidade são suficientes para satisfazer investidores, clientes e o público. Trata-se de mudar de uma economia linear – do tipo pegue, faça, descarte – para algo que seja mais disruptivo, em que sistemas de pensamento devem garantir oferta, produção, distribuição, reciclagem e reutilização responsáveis em toda a cadeia de fornecimento.

As mudanças climáticas estão até na agenda dos varejistas online. Podemos citar como exemplo o maior movimento liderado por funcionários sobre esse tema na indústria da tecnologia. Na ocasião, mais de 4 mil empregados da gigante Amazon exigiram que a organização assumisse compromissos mais claros para reduzir sua pegada de carbono em todas as suas operações.

Os colaboradores também insistiram para que a Amazon parasse com os serviços de computação em nuvem desenhados para a indústria do petróleo, para encontrar e extrair mais combustíveis fósseis.

Portanto, fica muito claro que ignorar os riscos ambientais pode ser desastroso para o seu negócio. O desafio agora é reagir rápido, com mudanças significativas nos modelos de negócios, alinhadas com as demandas do público em geral, que, conforme já mencionado, está cada vez mais ligado e preocupado com as questões ambientais. E esse mesmo público, evidentemente, consome mais de empresas que agem de maneira respeitosa com o meio ambiente.

PREOCUPAÇÃO DO SINDILAV COM O MEIO AMBIENTE

Nós, do Sindilav, sentimos orgulho de representar estabelecimentos comerciais que ajudam na preservação e economia de água por meio de seus serviços. E a preocupação do Sindilav com o meio ambiente não é de agora.

A instituição lançou em 2015 a campanha “Use lavanderia”, que apresentou os benefícios que se tem ao utilizar tais serviços, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente.

A campanha ressaltou que a utilização dos serviços de lavanderia promove a redução do uso de água e de energia – que depende diretamente da água para ser fornecida. Foi reiterada também a importância do correto descarte de resíduos na natureza, que, caso não feito de maneira adequada, pode comprometer os leitos subterrâneos e, consequentemente, aumentar a poluição hídrica, entre outros.

PROGRAMA DE QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA EM LAVANDERIAS

O Sindilav também demonstrou sua preocupação com o meio ambiente com a criação, em parceria com a Anel, do Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias, para conceder o Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias.

Esse selo está disponível em três modalidades (ouro, prata e bronze) e atesta a eficiência dos serviços prestados pelo estabelecimento certificado, no que diz respeito ao atendimento, qualidade e economia nos processos de trabalho. Devido a esse projeto, o Sindilav recebeu o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, concedido pela Fecomercio/SP, e foi destaque no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

Fonte: https://bit.ly/2kB7MEX