Programa premia e incentiva práticas inovadoras e inclusivas.
O Sebrae, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), abriu inscrições para a “Chamada de Casos Incluir 2017” – um programa que pretende reunir e premiar boas ideias e boas práticas em negócios. As inscrições podem ser feitas no site do PNUD (www.bit.ly/CCI217Inscrições) até o dia 3 de abril.
A premiação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBREAE Nacional), firmado em novembro de 2016.
A parceria, que reúne a vasta expertise e capilaridade de ambas as instituições no Brasil e no mundo, tem como objetivo fortalecer os pequenos negócios inclusivos e sociais, para que cresçam e se estabeleçam de maneira sustentável, elevando a competitividade e suas capacidades de exercer um impacto social positivo e escalável.
A chamada dá continuidade ao trabalho realizado em 2015 pela Iniciativa Incluir do PNUD Brasil, tendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Confederação Nacional da Industria (CNI) como parceiros realizadores e o SEBRAE Nacional como parceiro institucional. As iniciativas selecionadas nessa primeira edição foram reconhecidas e tiveram seus casos publicados no relatório.
A ideia é incentivar práticas que trazem soluções de impacto social, ambiental, em escala, negócio inclusivo em cadeias de valor e negócio rural de impacto. Iniciativas que se destacarem em temáticas de gênero, juventude, terceira idade e integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável do no negócio terão reconhecimento especial.
A agenda contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem alcançados até 2030, envolvendo temas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Entre eles, assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza. Os ODS são integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Serão contempladas seis categorias:
• IDEIA INOVADORA
• NEGÓCIO COM SOLUÇÕES DE IMPACTO SOCIAL
• NEGÓCIO COM SOLUÇÕES DE IMPACTO AMBIENTAL (POSITIVO)
• NEGÓCIO DE IMPACTO EM ESCALA
• NEGÓCIO INCLUSIVO EM CADEIAS DE VALOR
• NEGÓCIO RURAL DE IMPACTO
Podem participar empreendedores e potenciais empreendedores, rurais e urbanos, produtores rurais, MEIs e micro e pequenos empresários.
Os casos finalistas serão encaminhados aos programas de apoio a negócios de impacto social apoiados pelo governo federal, bancos de desenvolvimento, investidores, incubadoras e aceleradoras, para identificação de oportunidades de incentivo, investimento e apoio à implementação. A pertinência do apoio a ser concedido seguirá os critérios adotados pelas instituições parceiras.
Quer entender melhor como funciona o programa e inscrever sua lavanderia? Acesse o endereço eletrônico para mais informações: www.bit.ly/CCI217Inscrições e leia o edital: www.bit.ly/EditalCCI2017