Criação de uma tarifa energética exclusiva
Uma importante vitória para o setor de lavanderias foi celebrada no jantar de confraternização promovido pelo Sindilav no dia 12 de dezembro. O encontro reuniu lideranças do setor, incluindo o presidente, José Carlos Larocca, o vice-presidente Everth Bolavolontá, membros da diretoria, além de representantes da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico, deputada estadual Carla Morando e equipe da Fecomercio.
O momento marcante da noite foi a celebração de uma conquista junto à Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo): a criação de um segmento de usuários voltado especificamente para atender à demanda energética das lavanderias, foi criada uma categoria tarifária específica para aquecimento massivo de água, beneficiando lavanderias, hotéis e hospitais. Essa medida garantirá tarifas de gás encanado mais adequadas às necessidades do setor, além de proporcionar uma otimização significativa no consumo energético.
O pleito foi apresentado à Arsesp em outubro, durante uma reunião que contou com a participação do diretor-presidente da Agência, Thiago Nunes, sua equipe técnica, representantes do Sindilav e Sérgio Kacas, secretário executivo da Frente Parlamentar. Desde 2023, o Sindilav liderou um movimento para lidar com o impacto do alto custo do gás para o segmento, cuja energia pode representar até 35% das despesas totais. Com tarifas crescentes, acima da inflação, muitos empresários estavam migrando para fontes energéticas mais baratas, como lenha, cavaco e pellets (biocombustíveis sólidos). Embora essas alternativas reduzam custos, representam riscos ambientais e para a saúde dos trabalhadores, além de oferecer menos segurança operacional.
Buscando soluções para esse enorme problema, o Sindilav, em parceria com a FecomercioSP, promoveu diversas reuniões com a Comgás, a Arsesp e a deputada Carla. Como parte dessa iniciativa, a Comgás realizou um estudo comparativo entre lenha e gás canalizado, em um projeto-piloto com seis lavanderias. O objetivo foi demonstrar as viabilidades econômica e ambiental de uma nova classificação tarifária para usuários de aquecimento massivo de água.
A nova faixa tarifária vai favorecer as empresas, a população e o meio ambiente, com reflexos positivo em diferentes frentes, como:
• redução de custos operacionais e aumento da previsibilidade para os usuários;
• ampliação do mercado de gás canalizado no setor de Serviços;
• estímulo a investimentos em infraestrutura de distribuição de gás;
• redução da pressão sobre o sistema elétrico nacional, promovendo eficiência energética.
A medida posiciona o Estado de São Paulo como pioneiro em estrutura tarifária voltada para o aquecimento massivo de água, servindo de referência para os outros. Em especial, as lavanderias hospitalares desempenham um papel crítico na saúde pública, garantindo higienização adequada de roupas de cama, uniformes e outros materiais essenciais. Esse serviço é vital para prevenir infecções em ambientes hospitalares. Portanto, a previsibilidade e a competitividade nos custos operacionais do setor são fundamentais para manter os padrões elevados de segurança e qualidade.
Apesar da comemoração, os trabalhos não param. O setor segue empenhado em buscar soluções que garantam não apenas a competitividade, mas também o desenvolvimento sustentável. Entre as próximas prioridades está a promoção da conversão para matrizes energéticas mais limpas. O objetivo é trabalhar em parceria com o poder público para implementar medidas que favoreçam a transição energética, garantindo um futuro mais sustentável e competitivo para o setor de lavanderias.
Essa conquista reforça a importância da articulação entre o setor privado, entidades representativas e o poder público para viabilizar mudanças que promovam o desenvolvimento econômico e social. O Sindilav reafirma seu compromisso em ser um catalisador de avanços que beneficiem não só o setor de lavanderias, mas também a sociedade como um todo.