Acompanhe análise sobre índice de confiança de serviços FGV
CONSUMIR SERVIÇO TEM TANTO IMPACTO ASSIM NA ECONOMIA?
SIM. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, cresceu 1,1% em fevereiro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com o IBGE. O setor de serviços representa quase 70% do PIB.
O resultado positivo foi percebido pelos empresários desse setor e o sentimento de confiança numa melhora do cenário econômico se espelhou no Índice de Confiança de Serviços de abril/23 da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com a FGV, houve alta de 0,7 ponto, o que levou o indicador para 92,4 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado.
E o que as pessoas andam consumindo? Transportes, Telecomunicações, serviços de tecnologia da informação e serviços audiovisuais. Então parece que tudo está começando a se resolver?
“Ainda precisamos ter calma”, comenta a Jornalista Alessandra Saraiva especialista em macroeconomia em vídeo no canal do Youtube do Jornal Valor Econômico. “Embora a performance dos serviços estejam boas este ano, nem se compara com o desempenho de 2022.”
E O QUE OS NÚMEROS DIZEM?
Rodolpho Toblerm, coordenador de sondagens do comércio para ciclos econômicos da FGV analisa o crescimento de serviços da seguinte forma:
“…Neste momento não conseguimos ter uma retomada forte o que temos são indícios de que o país tenha estacionado em resultados tão negativos como no final do ano passado… de qualquer maneira os fatores que trouxeram a desaceleração dos serviços no final do ano ainda permanecem, estamos num momento macroeconômico muito desafiador, juros muito altos, a inflação ainda incomoda, consumidores ainda muito restritos, a retomada da renda ainda não está muito forte, famílias muito endividadas, estes fatores não vão sumir da noite para o dia nestes próximos meses e a tendência é que aconteça esta oscilação em um patamar baixo.
Fonte: Ibge e Valor Econômico