Mas você já ouviu falar desta sigla? Sustentabilidade ainda é um tema bastante valorizado pelos consumidores.
Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Essas três letras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo. É um conjunto de mecanismos criado com o objetivo de valorizar pontos, além daqueles que já são usualmente praticados. Se no passado uma empresa deveria estar focada no seu crescimento e na sua lucratividade, hoje o papel delas na sociedade é muito mais amplo, é como os negócios respondem às transformações da sociedade.
O mundo passa por grandes transformações sociais e ambientais, e a importância de adotar mudanças nessas áreas se mostra cada vez mais urgente. Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mostra que o movimento de consumo por produtos de empresas sustentáveis ficou evidente.
CLIENTES E FORNECEDORES VEEM MARCAS QUE ADOTAM PRÁTICAS RESPONSÁVEIS COM MAIOR CREDIBILIDADE.
Em 2019, a pesquisa apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse não se importar em pagar um pouco mais por isso.
Mas na prática, como o ESG afeta o universo das relações do trabalho?
Na realidade, esta prática corporativa vem trazendo mudanças sensíveis visto que os consumidores e colaboradores tendem a escolher empresas que, não somente cumprem com as obrigações legais trabalhistas, mas também possuem um comprometimento em relação à responsabilidade social e ambiental.
Mais do que uma tendência, devemos enxergar as práticas ESG como uma ferramenta de inovação. No ramo das lavanderias, a produção e consumo responsáveis e ações administrativas em benefício dos colaboradores podem ser aplicadas para inovar, melhorar processos e até mesmo atrair mais clientes.
Mas você já ouviu falar desta sigla? Sustentabilidade ainda é um tema bastante valorizado pelos consumidores.
Use práticas como ESG e conquiste clientes fiéis para a sua lavanderia Relembramos aqui a Campanha “Use Lavanderia”, criada pelo Sindilav para dar apoio aos associados com o argumento de economia de água, luz, recursos naturais e redução de gastos desenvolvida para atrair clientes com consciência ecológica, nicho que cresceu consideravelmente na pandemia de acordo com um estudo global encomendado pela Mastercard em 2021.
A calculadora de economia de água criada para a campanha é um material rico a ser divulgado aos clientes, firmando a posição das lavanderias no compromisso da agenda nas práticas de ESG, uma ferramenta de valor que deve ser usada em prol das lavanderias.
Seu cliente vai se surpreender com a economia de gastos em litros de água e dinheiro lavando as roupas mensalmente na sua lavanderia. Acesse a calculadora através do link: www.uselavanderia.com.br/calculadora.php
Fontes:
G1
Blog Me
Valor Economico
Blog Duarte Tonetti Advogados