Entenda o que levar em consideração na formação de preços do seu negócio.
De forma equivocada, muitos empreendedores pensam que, para precificar algum produto ou serviço da sua empresa, basta somente fazer uma conta matemática. O que esses empresários precisam entender é que, ao definir os preços do negócio, não se pode pensar apenas no lado financeiro; é necessário também que se saiba qual a visão de valor que o consumidor tem do seu produto ou serviço.
Isso porque a precificação é uma ferramenta que tem o poder de refletir não só a sua estratégia de negócio, mas também a de marketing. Além disso, por meio das técnicas de formação de preços, é possível entender também momentos pontuais que podem dizer muito sobre a descontinuidade ou degustação dos produtos e serviços.
Entenda os três pilares que devem ser levados em consideração no momento de precificar:
FINANCEIRO
Nos dá o preço mínimo, já que não podemos vender nada por menos do que o produto ou o serviço lhe custa.
ESTRATÉGICO
Diz respeito ao posicionamento do seu negócio no mercado, ou seja, como você quer que o seu produto seja visto.
MARKETING
Tem a ver com a percepção de valor que o seu cliente tem sobre o seu produto ou serviço.
Para que saibamos, então, como precificar nossos produtos e serviços de maneira eficiente, é fundamental se apoiar nesses três pilares e pensar na sua estratégia de momento. Não existe uma regra geral que nos diz exatamente o que fazer para formar os preços do negócio, mas é possível observar o que é mais comum no mercado.
Assim, temos a margem alta e giro alto, que é o que acontece normalmente com produtos e serviços “modinha”, que estão em evidência; margem alta e giro baixo, utilizada em produtos premium, sem grande capacidade de absorção do mercado; margem baixa e giro alto, que é mais comum em negócios de baixo valor agregado, com o foco em vendas volumosas; e margem baixa e giro baixo, em que há tendência de descontinuidade do produto ou serviço.
Portanto, quando for definir os preços do seu negócio, não faça simplesmente uma conta matemática e pronto. Procure levar em conta os pontos acima destacados e pense na melhor estratégia de precificação para sua empresa.
Fonte: https://bit.ly/3xBqq2v