Conheça o que deve nortear o mercado neste ano e planeje o seu negócio de forma mais assertiva.
Os últimos anos foram marcados por períodos de crise, provocados principalmente pelas consequências do coronavírus. Com isso, o mercado mudou, o comportamento dos clientes também, e foi preciso se reinventar para manter as empresas funcionando e gerando algum resultado. E as mudanças não param por aí. Este ano e o próximo (2022 e 2023) devem ser marcados pela retomada dos negócios, recuperação da economia e por adaptações às novas realidades. E para que você, empresário de lavanderia, se mantenha informado de tudo o que está por vir, destacamos as principais tendências para empreendedores em 2022, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae-PR. Confira!
PRESENÇA NO AMBIENTE ONLINE
Se antes da pandemia a presença online de um negócio era fundamental, agora podemos dizer que é obrigatória. E essa é uma tendência que ganhará mais força neste ano, exigindo que as empresas que ainda não estão no ambiente digital, o façam o quanto antes, se quiserem se manter competitivas no mercado.
SERVIÇOS POR ASSINATURA
Os serviços por assinatura, já tão presentes em nosso dia a dia, se fortalecerão mais nos próximos anos. Com isso, os clientes vão aos poucos entendendo que a ideia de compra não é necessariamente ligada à ideia de posse, mas sim de ter acesso a um produto ou serviço e experienciá-lo.
DELIVERY
A (boa) experiência de compra do cliente passa pelo serviço de delivery, que deve ser oferecido pelas empresas. Quem ainda resistir e não oferecer essa facilidade para os clientes, perderá vendas para a concorrência — que certamente já deve utilizar esse serviço.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
O cliente atual está mais exigente, como bem sabemos. E essa exigência passa pela inclusão de grupos minoritários, que anteriormente eram pouco atendidos pelas empresas. Mesmo os clientes que não fazem parte desses grupos estão levando isso em consideração, fazendo com que os empreendimentos demonstrem na prática que estão atentos à diversidade e inclusão.
MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE OS CANAIS DE VENDAS DO SEU NEGÓCIO
Muito já se falou sobre “estar em todos os canais de vendas e redes sociais”. No entanto, hoje já entendemos que não é bem assim que deve ser, e o futuro tende a nos mostrar exatamente isso.
É preciso aproveitar os canais que de fato fazem sentido para o seu público, e fazer o mesmo das redes sociais. Assim, você pode oferecer mais qualidade aos atendimentos e conteúdos feitos, e o que é melhor: direcionado a quem realmente tem interesse nos seus produtos e serviços.
BEM-ESTAR
Falamos há pouco sobre o cliente estar mais exigente, certo? Na verdade, ele busca também por comodidade, praticidade e por tudo que possa garantir seu bem-estar. E é isso que as empresas precisam continuar fazendo daqui pra frente, investindo cada vez mais em facilidades para seus clientes.
MAIOR CONECTIVIDADE DAS PESSOAS
Mais uma vez, a pandemia influenciou diretamente na maior adesão das pessoas à internet. Com isso, podemos dizer que hoje a população está de fato conectada, aproveitando as praticidades oferecidas por essas tecnologias, e por isso busca solucionar cada vez mais questões por meio da internet. Cabe às empresas entender esse comportamento e disponibilizar um atendimento de qualidade nesse meio.
SUSTENTABILIDADE
A questão da sustentabilidade é outro ponto que se consolida a cada ano, sendo bastante valorizada pelos clientes. Praticar e mostrar para as pessoas que sua empresa leva em consideração a sustentabilidade, preservando os recursos naturais do planeta, é e será ainda mais importante para a imagem do seu empreendimento nos próximos anos.
Fonte: https://bit.ly/34XW12w