Inflação fechou 2021 com o maior valor dos últimos seis anos; veja o que fazer para ter maior controle das finanças de sua lavanderia.
O atual momento da economia do país exige cautela e planejamento da população, e com os empreendedores não é diferente.
Diante de uma alta considerável dos preços de insumos e matérias-primas, que já vem desde o ano passado, é preciso um planejamento financeiro detalhado e eficiente para não ver o negócio sofrer grandes perdas.
Só para termos uma ideia da alta dos preços, a inflação oficial fechou 2021 em 10,06%. Esse valor é o maior dos últimos seis anos, representando a média da variação de preços de produtos e serviços no Brasil. Contudo, o que se pode perceber na prática é que os indicadores individuais são bem maiores do que o índice médio, exigindo dos empresários grandes esforços na gestão financeira de seus empreendimentos.
Mas, para um planejamento financeiro eficiente e que consiga administrar bem a alta dos preços, são necessárias medidas urgentes e assertivas, como enxugar os custos do negócio. Confira a seguir algumas sugestões de como isso pode ser feito em sua lavanderia!
NEGOCIE COM FORNECEDORES E, SE FOR O CASO, PROCURE POR NOVOS
Negociar com fornecedores é sempre uma das melhores maneiras para se obter boas condições de pagamento e descontos.
Procure sempre fazer isso e, não tendo sucesso, busque por novos fornecedores. O mercado está cheio de empresas que oferecem ótimos produtos e que podem disponibilizar excelentes condições para sua lavanderia.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, PAGUE EM DINHEIRO PARA OBTER DESCONTOS
Uma boa estratégia, e que vários empreendedores estão adotando, é fazer o pagamento de insumos e matérias primas em dinheiro. Isso porque, nessa forma de pagamento, os fornecedores costumam oferecer grandes descontos, que podem chegar a até 15%.
Faça o teste e avalie o quanto o seu negócio pode ganhar com essa alternativa.
COMPRE EM GRANDES QUANTIDADES E ECONOMIZE TEMPO E DINHEIRO
Mais uma excelente iniciativa, com relação à aquisição de insumos e matérias-primas, diz respeito às compras em grandes quantidades (quando possível e viável). Dessa maneira, você também pode obter bons descontos, além de economizar tempo — já que não terá de parar várias vezes para efetuar as compras.
FAÇA A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA LAVANDERIA COM RIQUEZA DE DETALHES
Para se ter clareza de todas as entradas e saídas da sua empresa, é fundamental que se faça uma gestão financeira com riqueza de detalhes. Assim, separando custos diretos, fixos e variáveis, por exemplo, será possível ter mais eficiência em suas decisões e, como consequência, melhores resultados.
SEJA DISCIPLINADO EM SUAS RETIRADAS E NA DEFINIÇÃO DO SEU PRÓ-LABORE
É essencial que o empresário de lavanderia tenha muito cuidado com as retiradas que faz na empresa e na definição de valores.
Afinal, o caixa de seu empreendimento não é uma extensão do seu bolso, certo? Portanto, seja disciplinado e não deixe que isso influencie negativamente na gestão financeira de sua lavanderia.
FIQUE DE OLHO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Em lavanderias, sabemos que o consumo de energia elétrica é um grande desafio para os empresários, não é mesmo? Então, por que não reavaliar o consumo das máquinas e de outros equipamentos e, se necessário, fazer trocas e manutenções? Isso pode resultar em grande economia para o seu negócio! Além disso, verifique a possibilidade de investir em outras fontes de energia.
TENHA UM CONTROLE MAIS EFICIENTE DO SEU ESTOQUE
Saber controlar o estoque de sua lavanderia é ponto-chavepara enxugar custos e fazer um planejamento financeiro eficiente. Portanto, cuidado com as compras constantes, exageradas e que exigem maior espaço de armazenagem e esforço de sua equipe. Isso pode resultar em grandes perdas futuramente, além de significar dinheiro parado
Fonte:
https://glo.bo/3LTuKyK