Sindilav

Set/Out- 2021 - nº 224

Como fazer um fluxo de caixa eficiente em sua empresa

A falta de monitoramento constante pode prejudicar muito a saúde financeira de um negócio.

No mundo empresarial, é fundamental que os gestores tenham total controle com relação a todo o funcionamento do negócio.

Quando falamos da parte financeira, ter um planejamento eficiente, organizado e constantemente monitorado é um dos requisitos para que um empreendimento tenha sucesso e não veja suas contas entrarem no vermelho. É aí que entra o fluxo de caixa, uma ferramenta de extrema importância para a saúde financeira da empresa.

Mas você sabe como fazer um fluxo de caixa eficiente para o seu negócio? Neste texto, vamos falar mais um pouco sobre o assunto, detalhando o conceito dessa ferramenta e dando algumas dicas para o empreendedor. Confira!

O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Para sabermos como fazer um fluxo de caixa eficiente, é fundamental que entendamos primeiramente o seu conceito. De forma bem simples e didática, trata-se de um instrumento de gestão financeira que visa auxiliar o empresário a manter a saúde financeira do seu negócio em dia.

Por meio dessa ferramenta, é possível monitorar entradas e prever futuras saídas de recursos do empreendimento. Assim, o empresário obtém um importante auxílio para a tomada de decisões do negócio, mantendo total controle sobre as finanças da empresa e impedindo que elas saiam do controle.

Mas para que tudo isso funcione de forma eficiente, não há receita milagrosa. É preciso que todos os registros sejam realizados de maneira constante e detalhada, sem que haja prejuízo ao seu orçamento e ao que foi definido no plano de negócios. No próximo tópico, daremos mais algumas dicas sobre isso.

DICAS PARA FAZER UM FLUXO DE CAIXA EFICIENTE

A seguir, listamos algumas dicas fundamentais para que o empresário faça um bom fluxo de caixa em seu empreendimento. Acompanhe!

OPTE POR FAZER UM FLUXO DE CAIXA DIÁRIO

Atualmente, é bem comum encontrarmos empreendedores que preferem fazer o fluxo de caixa mensal. No entanto, o mais indicado é que ele seja realizado diariamente, mantendo assim um controle maior sobre todas as despesas que ocorrem na empresa, principalmente as do dia a dia.

Além disso, o fluxo de caixa diário possibilita que o empreendedor tenha total controle referente a eventuais despesas do negócio, como manutenções, contratações de funcionários, reposição de estoque, entre outras. Portanto, opte por esse modelo de fluxo de caixa.

FAÇA UM LEVANTAMENTO DAS RECEITAS E DESPESAS

Para um fluxo de caixa eficiente, é crucial que o empreendedor organize todas as suas receitas e despesas, tanto as atuais quanto as futuras, e os planos de investimento e expansão. Uma boa prática que pode auxiliar nessa tarefa é separar os itens por natureza: operacional, não operacional e investimentos.

TRABALHE COM SIMPLICIDADE E OBJETIVIDADE

Muitos empresários usam em seus empreendimentos ferramentas mais complexas para fazerem o fluxo de caixa do negócio. Contudo, isso é totalmente desnecessário, sendo que existem outras formas bem mais fáceis e objetivas de fazer esse trabalho. Uma boa dica é separar as informações por categorias, usando uma planilha do excel.

Dessa forma, é possível categorizá-las por receitas e despesas, fornecedores e produtos, por exemplo. Agindo dessa maneira, você terá uma visão melhor e mais ampla do seu negócio, entendendo melhor para onde está indo a maior parte dos seus gastos.

SEJA REALISTA E EVITE UM OTIMISMO EXAGERADO NAS PREVISÕES

Um fluxo de caixa eficiente precisa ter uma previsão de perdas com relação às receitas da empresa. Isso porque o empresário tem de considerar que muitos clientes não efetuarão os pagamentos nas datas combinadas — e vários outros sequer farão os pagamentos. Quem não contar com esses fatores, pode ter o negócio prejudicado.

Seguindo essas dicas, você terá grandes chances de fazer um fluxo de caixa eficiente e, assim, manter a saúde financeira da sua empresa. Lembre-se que organização, planejamento e disciplina são pontos-chave para um negócio bem-sucedido.

Fonte: https://bit.ly/3GIxxbI