Sindilav

Set/Out- 2021 - nº 224

A importância de delegar tarefas nas micro e pequenas empresas

Embora seja algo fundamental para o negócio, a descentralização das atividades ainda não é usada em muitas empresas.

Muitos empreendimentos da atualidade chegam a um patamar que, inesperadamente, não conseguem mais crescer.
Os donos e gestores dessas empresas se veem confusos, sem saber ao certo o que impede o negócio de alçar voos mais altos. Quando vão ver, percebem que o modelo de gestão adotado incentiva a centralização de tarefas, não delegando as diversas atividades da empresa.

Trata-se de um erro bastante grave, ainda cometido por diversas organizações. É muito claro que o conhecimento concentrado nas mãos de poucos só traz resultados ruins para a empresa. Mas por que isso acontece?

Em muitos casos, os próprios donos do negócio tomam essa atitude e sequer se dão conta. No entanto, também existem situações em que o fazem propositalmente, e até acham normal. Com isso, eles se tornam o centro das atenções da empresa, tendo seus egos alimentados, mas impedindo o crescimento do negócio.

Além disso, alguns empreendedores não delegam tarefas simplesmente por receio de outras pessoas terem acesso a procedimentos importantes da empresa, ou por esses indivíduos não darem conta do recado. Essa falta de confiança não pode existir em um empreendimento, principalmente se este deseja crescer e aumentar o faturamento.

Outra situação bastante comum sobre isso é quando o conhecimento está nas mãos daquele funcionário mais antigo. Geralmente, esse colaborador é quem abre a empresa e conhece todos os processos, técnicas e truques para, por exemplo, consertar equipamentos do empreendimento. Na maioria dos casos, esse profissional tem medo de compartilhar o conhecimento e pôr seu emprego em risco, além de também ter o ego alimentado — já que será bastante requisitado para resolver os problemas da empresa.

COMO DELEGAR DE FORMA EFICIENTE?

O que gestores e donos de negócio precisam entender, de uma vez por todas, é que todas essas atitudes só prejudicam o empreendimento. Contratar profissionais experientes e bem dispostos, ou mesmo reconhecer nos colaboradores que já fazem parte do time, é o primeiro passo para que a descentralização das atividades ocorra de forma eficiente.

Depois, invista na capacitação desses funcionários, fazendo-os entender a importância de suas atividades, bem como a missão e os propósitos da empresa. É crucial que eles se sintam parte da organização, que vejam um significado naquilo que estão fazendo. Só assim, poderão render bastante e contribuir para o sucesso do seu negócio.

Fonte: https://bit.ly/3GCugKW