Sindilav

Jul/Ago - 2021 - nº 223

Editorial – A frágil esperança

Apesar dos efeitos nocivos da pandemia de Covid-19 sobre o emprego e a renda, as famílias paulistas gastaram, em média, 1,9% a mais mensalmente, em 2020, do que no ano anterior, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A ligeira alta foi puxada por alimentos, itens de higiene e artigos de reformas. Enquanto esperamos melhoras, é bom lembrar a ainda grave pandemia, que não permite um rápido retorno aos dias normais. Enquanto o desemprego continua alto, enfrentamos a pressão salarial, a alta da inflação e dos juros, não permitindo gastos antes considerados normais, por parte das famílias brasileiras.

No segmento de lavanderias, esperamos a volta dos clientes que antes nos faziam visitas semanais e mantinham nosso faturamento adequado às circunstâncias da época. Portanto, todo esse quadro, quase desolador, nos aconselha a ter prudência em nossos negócios e muita esperança para que tudo volte a ficar estável no nosso mercado.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav