Sindilav

Jul/Ago - 2021 - nº 223

Melhora do índice de confiança anima MPE para os próximos meses

Com o aumento da confiança, pequenas empresas recuperaram perdas do 1º trimestre e seguem animadas para a retomada dos negócios.

Boa notícia para os micro e pequenos empreendedores do país. Após as perdas ocorridas no primeiro trimestre deste ano, o índice de confiança para os próximos meses subiu pelo terceiro mês seguido, chegando a 95,9 pontos em junho. Esse aumento representou um acréscimo de 2,4 pontos com relação a maio, fazendo desse índice o maior desde novembro de 2020, quando foi registrado 98 pontos.

Todos esses números foram obtidos na última edição da “Sondagem de Micro e Pequenas Empresas”, uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Algumas das causas que motivaram essa melhora podem ser atribuídas ao avanço da vacinação no país — que refletiu positivamente nos indicadores da pandemia — e à prorrogação do auxílio emergencial, entre outros fatores.

Para detalhar um pouco mais os números, o índice de confiança registrado no último trimestre teve um aumento de 14,4 pontos com relação ao mês de março. Os três principais setores da economia (comércio, serviços e indústria) tiveram um importante acréscimo no índice, em especial a indústria, que registrou 6,2 pontos.

Sobre o setor de serviços, com o aumento de 5,3 pontos no mês de junho, o índice de confiança das micro e pequenas empresas atingiu 92,2 pontos. Essa foi a terceira alta consecutiva do segmento, o que representou a recuperação total das perdas ocorridas no primeiro trimestre de 2021.

Para quem não sabe, referente aos índices de confiança, os negócios são impactados pela percepção de melhora dos empreendedores com relação ao momento atual e às perspectivas para os próximos meses.

METODOLOGIAS ADOTADAS NAS PESQUISAS

Um ponto pode chamar a atenção dos empreendedores no que diz respeito a essa recuperação da confiança no último trimestre. Isso porque, apesar dos bons números apresentados, um outro estudo do Sebrae mostrou que 79% das pequenas empresas registraram queda do faturamento no período entre janeiro e maio deste ano. No entanto, é preciso entender as metodologias aplicadas nas pesquisas.

Segundo a área técnica do Sebrae, o estudo apresentado neste texto (Sondagem de Micro e Pequenas Empresas) avaliou que o índice de confiança do momento atual, sobre o volume de vendas, melhorou no mês de junho ao compararmos com os meses imediatamente anteriores. Com relação a outra pesquisa, que avalia o impacto da crise de Covid-19 nos negócios, são analisados os faturamentos das MPE se comparados a um período sem pandemia.

Portanto, seguimos otimistas e confiantes na recuperação da economia, mês a mês, rumo à retomada completa dos negócios.

Fonte: https://bit.ly/3sLrjkx