Sindilav

Jul/Ago - 2021 - nº 223

Seu cliente está no centro da estratégia da empresa?

Entender o seu consumidor, para então poder atendê-lo, é fundamental para o sucesso do negócio.

Quando algum empresário inicia seu negócio, há um objetivo bem claro e definido para a empresa: fazer vendas. Para que se consiga esse tão importante objetivo, é necessário outro ponto crucial, e que muitos empreendedores não dão a devida atenção, que é o entendimento do seu cliente.

Inclusive, queríamos te fazer uma pergunta: você entende perfeitamente o seu cliente? Conhece suas dores, desejos, sonhos e aspirações? Compreender o consumidor e colocá-lo no centro da estratégia da empresa é uma das principais receitas para o sucesso de um negócio. Quem faz isso, se destaca no mercado e está sempre um passo à frente dos concorrentes.

Por isso, conhecer e entender o cliente é o primeiro passo para atendê-lo de maneira satisfatória, oferecendo tudo o que sua empresa pode proporcionar a ele — seja curando uma dor, realizando um sonho, proporcionando uma experiência inesquecível, entre outras ações.

Mas aí você pode se perguntar: o que fazer para conhecer e entender melhor o meu cliente? Para isso, é preciso observar o consumidor (ou potencial consumidor) o tempo todo. Há algumas ferramentas no mercado que podem contribuir bastante para essa observação e entendimento, como a Pesquisa de Mercado e o Mapa de Empatia.

Saiba um pouco mais sobre cada uma delas!

PESQUISA DE MERCADO

É uma das mais tradicionais formas de interação com o cliente e obtenção de respostas relacionadas ao seu negócio. A pesquisa de mercado pode ser feita por telefone, e-mail, WhatsApp, SMS ou até mesmo pessoalmente, e tem o objetivo de coletar informações para uma série de iniciativas que poderão ser adotadas por uma empresa.

Por exemplo, uma pesquisa pode ser feita antes do lançamento de um empreendimento ou um determinado projeto; durante a operação comercial; e principalmente depois de uma compra.
Esse último é fundamental para entender o que o cliente achou
do seu serviço ou produto, do atendimento, se ele ficou satisfeito
com a aquisição e qual a sua sugestão para melhor atendê-lo.

MAPA DE EMPATIA

O mapa de empatia é uma ferramenta importantíssima que possibilita ao empresário olhar o cliente, entendê-lo e colocá-lo totalmente no centro da estratégia da empresa. Por meio dessa técnica, é possível compreender o consumidor, o que ele pensa, o que o incomoda, o que ele sente, enfim.

Como falamos, o mapa de empatia permite que o empresário explore bastante e conheça bem o seu cliente, a fim de elaborar estratégias e ações que resolvam seus problemas.

Agindo dessa maneira e procurando entender melhor o seu cliente, pode ter certeza que sua empresa chegará cada vez mais perto da satisfação plena do consumidor. E todos nós sabemos que cliente satisfeito é cliente fidelizado, e isso é fundamental para qualquer negócio.

Por isso, pesquise, ouça e entenda o seu público. E lembre-se: é preciso entender para atender!

Fonte: https://bit.ly/3gPuNOi