Existem boas práticas que, se realizadas diariamente, podem ajudar bastante o empreendedor, sobretudo na gestão do negócio.
O momento em que vivemos não é fácil. Isolamento social devido à pandemia de Covid-19, funcionamento da empresa alterado, queda no faturamento, demissão de funcionários, medo de ser contaminado pelo coronavírus e de morrer com a doença, enfim. Fatores é que não faltam para nos deixar com o emocional abalado e nos prejudicar no dia a dia.
No entanto, precisamos seguir firmes. E para conquistar esse objetivo, é necessário desenvolver a inteligência emocional, para que a caminhada se torne mais leve e agradável – mesmo em meio a uma pandemia. De acordo com o escritor e palestrante Daniel Goleman, inteligência emocional é “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Baseado nesse conceito, vamos elencar a seguir sete dicas para você, empreendedor, desenvolver a sua inteligência emocional. Certamente, elas te auxiliarão bastante a superar os desafios diários na gestão do negócio. Confira!
1 – RESPEITE SEUS LIMITES
Nossa primeira dica é para você saber respeitar os seus limites. Sem essa de achar que é um robô ou um super-herói, certo?
Portanto, busque por apoio sempre que precisar, descanse, permita-se errar e compartilhe seus pontos fracos com quem pode te ajudar. Afinal, querer ser forte o tempo todo pode se tornar a sua maior fraqueza e prejudicar bastante o seu emocional.
2 – SAIBA SE COMUNICAR
Saber se comunicar, certamente, só trará benefícios para você e para a sua empresa. Com essa habilidade, você executa diversas tarefas diárias com maestria, como atrair e fidelizar clientes; fazer boas negociações com parceiros e fornecedores; liderar melhor a equipe; entre várias outras. Portanto, foque na boa comunicação e colha os frutos dessa prática!
3 – PRATIQUE A EMPATIA
A empatia é fundamental para um relacionamento saudável e agradável no ambiente corporativo. Por isso, procure se colocar no lugar do outro e entender as suas necessidades e expectativas. Assim, você também evita conflitos e julgamentos desnecessários, que só prejudicam a empresa e o trabalho da equipe.
4 – BUSQUE SE AUTOCONHECER
Outra prática importante é a de se autoconhecer. Nesse caso específico, caso o empreendedor possa, é importante contar com apoio profissional. Dessa forma, você conseguirá entender melhor o seu perfil, suas qualidades, os pontos que precisam ser trabalhados, entre várias outras características que, talvez, você nem conhecia. Assim, é possível que suas competências sejam melhor aproveitadas e reflitam na gestão da sua empresa.
5 – SAIBA ADMINISTRAR SUAS EMOÇÕES
Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas procure gerenciar suas emoções no dia a dia. Sabe aquele velho conselho dos seus avós: “antes de qualquer coisa, conte até 10 e não aja por impulso”?
Então, evite a todo custo tomar decisões no calor das emoções, pois, geralmente, elas não são a melhor escolha.
6 – FIQUE ATENTO E ANALISE O SEU COMPORTAMENTO
Com a rotina e a correria do dia a dia, temos o costume de levar a vida no “piloto automático”. Isso é perigoso, e precisamos ficar atentos aos gatilhos que despertam as nossas emoções básicas, como medo, tristeza, raiva, nojo, alegria, entre outras. Analise o seu comportamento quanto a essas sensações e procure identificar o que causa cada uma delas.
7 – SEJA DISCIPLINADO E PRATIQUE AS DICAS ANTERIORES DIARIAMENTE
Para terem algum resultado, as dicas anteriores precisam ser praticadas diariamente, certo? É como ir à academia: sem constância e disciplina, os efeitos não aparecerão. Portanto, lembre-se de praticar todos os dias e desenvolva a sua inteligência emocional!
Fonte: https://bit.ly/2UeLoCx