Comissões de Negociação do SINDILAV e do SINTRALAV reunidas
Após seguidas reuniões, o SINDILAV, representando as lavanderias, e o SINTRALAV, representando os trabalhadores em lavanderias, fecharam a Convenção Coletiva de Trabalho em vigor de 01 de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010.
A nova convenção não traz muitas modificações em relação à anterior, tendo em vista que foram mantidas as cláusulas sociais já vigentes, recaindo o foco dos sindicatos na parte financeira, considerando que se trata de um primeiro acordo depois dos difíceis tempos por que todos passaram. Em que pese a intensa negociação que precedeu ao fechamento da convenção, pode-se dizer que as partes mantiveram uma posição cuidadosa, mas, em momento algum, chegaram a radicalizar sua posição. Aliás, este fato foi bem observado quando da realização da Assembléia Geral da categoria econômica, pois os empresários presentes deixaram claro sua preocupação em relação à reposição salarial de seus colaboradores, sem descuidar, é evidente, do reflexo dessa posição em relação à indexação dos custos já planejados, inclusive investimentos.
Ao final, a Comissão de Negociação do SINDILAV atendeu ao que foi fixado naquela reunião e fechou a convenção dentro do paràmetro que lhe foi concedido como margem de negociação. Com certeza, esta é a melhor posição que se poderia alcançar, considerando todas as dificuldades que envolvem uma negociação coletiva entre categoria econômica e laboral. Como ocorre todos os anos, será enviada às lavanderias – em dia com suas contribuições – a Convenção Coletiva de Trabalho completa.