Larocca com o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes
Larocca com o Coronel Rui César Melo, Diretor de Operações da CET
Em 30 de abril de 2009, foi realizada na Secretaria Municipal de Transportes a reunião denominada "Cidade Limpa Caminhões", para análise dos resultados da lei que determinou a restrição ao trànsito de caminhões na cidade de São Paulo. Além do Secretário Alexandre de Moraes, também estavam presentes o Coronel Rui César Melo, ex-comandante geral da Policia Militar do Estado de São Paulo e atual Diretor de Operações do CET, e o novo presidente da Comissão de Análise das Excepcionalidades na Zona Máxima de Restrição de Caminhões "“ CAEZ, o Promotor de Justiça Magino Barbosa Filho.
Inicialmente, foi exibido um filme com o trànsito fluindo bem em ruas problemáticas de São Paulo, no sentido de demonstrar a melhora do trànsito depois da implantação das restrições.
Foram apresentados os próximos passos que a Secretaria tomará, que são a intensificação da restrição na Zona Máxima de Restrição de Caminhões, não permitindo carga e descarga diurna de mercadorias, a inauguração do trecho sul do Rodoanel e o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego. Várias entidades se manifestaram sobre a nova medida, que não permitirá carga e descarga diurna.
O Presidente do SINDILAV, José Carlos Larocca, presente ao evento, representando a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, também se manifestou contra a nova medida, não só porque trará enorme ônus aos pequenos comerciantes e prestadores de serviços, mas também porque, de acordo com o filme exibido, que demonstra a melhor fluidez do trànsito na cidade, não há motivo para novas restrições.
José Carlos Larocca também fez críticas à paridade entre os membros do poder público e os membros da iniciativa privada, na Comissão de Análise das Excepcionalidades na Zona Máxima de Restrição a Caminhões "“ CAEZ, que está perdendo efeito, tendo em vista que vários representantes da iniciativa privada não têm comparecido às reuniões e o poder público comparece sempre, vota em bloco e consegue negar todos os pedidos.
Em resposta, o Secretário Alexandre de Moraes disse que vai determinar a inclusão no Regimento da Comissão de um item que possibilitará a substituição do representante que faltar a duas sessões seguidas, o que provavelmente acabará com o problema.